São Paulo – Dubai acaba de lançar um programa econômico como parte de seus esforços para reformular a economia do emirado e tentar garantir um futuro sustentável e resiliente após a pandemia de coronavírus, informou o governo local nesta terça-feira (04).
O governo de Dubai fez uma parceria com a Escola de Governo Mohammed bin Rashid (MBRSG, na sigla em inglês) e lançou o “Grande Programa de Redefinição Econômica” como parte de uma “iniciativa governamental pós-covid”, que pretende ajudar na recuperação e remodelação da economia, conforme informou a agência de notícias estatal Emirates News Agency (WAM).
O programa econômico irá apresentar análises das políticas atuais e futuras, pesquisas e ampla consulta às partes interessadas para definir a direção e o tom das políticas, regulamentos e iniciativas econômicas futuras. O governo planeja usar especialistas locais e internacionais em economia e sociedade para criar estratégias de crescimento para a economia de Dubai.
O MBRSG realizou um “Conselho Virtual de Políticas”, com especialistas globais e formadores de opinião para discutir os impactos da covid-19 na economia e as possíveis respostas e iniciativas políticas. Economistas-chefes, profissionais de alto escalão e pesquisadores das principais instituições globais, incluindo o Banco Mundial, se reuniram com especialistas do Departamento de Desenvolvimento Econômico de Dubai (Dubai Economy) e do MBRSG nesta mesa redonda.
“Acredito que a colaboração entre o setor público, privado e acadêmico sempre produziu as melhores soluções no passado. Agora, neste ambiente altamente incerto, uma ampla colaboração e cooperação entre todas as partes interessadas é vital para nossa prosperidade futura. O Conselho Virtual de Políticas irá propor as melhores abordagens que Dubai e os Emirados Árabes Unidos podem adotar para lidar com os riscos e oportunidades na próxima economia normal”, disse Mohammed Shael Al-Saadi, CEO do setor de Assuntos Estratégicos Corporativos da Dubai Economy ao jornal Arab News.
“Este Conselho Virtual é um componente-chave de todo o processo em que especialistas e pensadores globais compartilham suas opiniões sobre a economia futura. Nesta nova era, o papel dos governos na capacitação dos novos atores econômicos está se tornando cada vez mais central, e Dubai está bem posicionado para liderar o caminho com modelos inovadores de crescimento pós covid-19 ”, disse o professor Raed Awamleh, diretor do MBRSG, ao jornal saudita.
A mesa redonda também discutiu o impacto da pandemia no comércio internacional, no investimento estrangeiro e no turismo, bem como o crescimento da globalização digital.