*Por Mohammad Ali Rashed Lootah
Os projetos de investimento estrangeiro direto (IED) são fundamentais para as ambições econômicas de Dubai. Estes investimentos transfronteiriços alimentam o crescimento através da acumulação de capital, criam empregos valiosos, aumentam a produtividade e equipam-nos com tecnologias emergentes.
Em todo o mundo, Dubai é vista como um local ideal para projetos de IED, e empresas prósperas estão agora apoiando talentos locais e atraindo novos trabalhadores para o emirado de Dubai. Na Dubai Chambers, estamos aproveitando este sucesso ao assegurar ainda mais projetos de IED e catalisar um ambiente de investimento dinâmico em toda Dubai.
O cenário global do IED
Ao longo dos últimos anos, a situação do IED global tem sido fortemente impactada pela incerteza nos mercados e pela fragmentação do comércio global. As perturbações geopolíticas e os elevados preços dos alimentos e de energia também tornaram a sustentação do IED um verdadeiro desafio para muitos países. Esses desafios, que têm sido sentidos de forma mais intensa nos países em desenvolvimento, só podem ser enfrentados de forma eficaz através de esforços concertados e colaborativos da comunidade global.
Apesar dos desafios globais, Dubai emergiu como líder mundial em IED. Em 2023, o mercado financeiro de Dubai atingiu o seu ponto mais alto em oito anos, e a resiliência da economia do emirado tem sido um verdadeiro atrativo para os investidores internacionais. A localização estratégica de Dubai – com proximidade às principais rotas comerciais – incentivos fiscais favoráveis e políticas econômicas fortes também posicionaram o emirado como um mercado atraente para fluxos de IED e crescimento econômico.
O sucesso do IED de Dubai
Um dos objetivos centrais da Dubai Chambers é manter e aumentar o IED no emirado. Fizemos grandes progressos nos últimos anos, com Dubai registrando um aumento de 80% nos fluxos de IED entre 2021 e 2022.
Também ficamos extremamente orgulhosos de ver Dubai nomeada como principal destino global para atrair projetos greenfield (aqueles que começam do zero em um campo inexplorado) de IED na edição mais recente dos dados “fDi Markets” do Financial Times. Estes dados mostraram que o emirado atraiu 511 projetos greenfield no primeiro semestre de 2023. Os dados também destacaram que a participação global de Dubai para atrair projetos greenfield de IED aumentou para 6,58% durante o primeiro semestre de 2023 – acima dos 3,83% no mesmo período de 2022.
Os dados mais recentes divulgados pelo Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET) do monitoramento do IED também confirmam um crescimento extremamente saudável. Os dados mostram que a cidade de Dubai anunciou 880 projetos de IED entre janeiro e junho de 2023, o que representa um crescimento anual de 70%.
Ao garantir que Dubai mantenha o seu estatuto de importante centro de IED, estamos apoiando a Agenda Econômica de Dubai (D33), que visa duplicar o tamanho da economia do emirado durante a próxima década. Um ecossistema saudável de IED dentro do emirado incentiva a diversificação econômica e promove a inovação. Também leva à criação significativa de empregos: estima-se que os projetos de IED tenham criado 5.212 empregos em serviços empresariais, 3.525 empregos em TI e software e 3.090 empregos em alimentos e bebidas apenas no primeiro semestre de 2023.
Sobre Brasil e Dubai
A Dubai Chambers reporta que o Brasil é o principal parceiro na região da América Latina. As mudanças econômicas que o Brasil tem enfrentado nos últimos anos oferecem oportunidades de negócios para empresas internacionais que estão interessadas em navegar neste complexo, porém rico, mercado que se beneficia da abundância dos recursos naturais, terras para explorar de modo sustentável e da grande população que está aberta a novas culturas, produtos e serviços.
Com o governo do Brasil colocando um forte foco no comércio e investimentos como ferramentas para impulsionar o crescimento econômico, uma vasta gama de oportunidades está se abrindo para empresas globais que procuram expandir-se dentro da região. O Dubai Business Forum serviu de plataforma para explorar parcerias mutuamente benéficas, mostrar áreas com alto potencial no mercado brasileiro e impulsionar níveis elevados de comércio e investimentos.
Dubai e os Emirados Árabes representam uma importante porta de entrada de negócios para empresas brasileiras que procuram expandir-se dentro do Oriente Médio, da Ásia e da África. Os setores de grande potencial para investimentos incluem o agronegócio, logística, infraestrutura e energia sustentável junto com áreas emergentes de fintechs, agritechs e healthtechs.
*Mohammad Ali Rashed Lootah é presidente e CEO da Dubai Chambers
As opiniões emitidas nos artigos são de responsabilidade dos autores.