Marina Sarruf, enviada especial
marina.sarruf@anba.com.br
Rio de Janeiro – O Departamento de Turismo e Marketing de Comércio de Dubai (DTCM, na sigla em inglês) deverá abrir um escritório em São Paulo com o objetivo de promover o turismo do emirado no Brasil. A informação foi dada ontem (16) pelo gerente de missões do órgão, Hamad Mohammed bin Mejren, que está no Rio de Janeiro.
“Essa é uma possibilidade breve. Eu considero a cidade de São Paulo a mais importante da América do Sul, em termos de negócios”, afirmou Mejren à ANBA. Segundo ele, o escritório vai ajudar na promoção de eventos sobre o turismo de Dubai no Brasil. “Deveremos mandar alguns agentes oficiais do departamento para cá também. Isso deverá ocorrer em breve, porque esta parte do mundo é muito interessante para nós”, disse.
Além da abertura do escritório, este interesse pode ser demonstrado pela produção de um vídeo em português sobre o emirado. O vídeo é apresentado pela atriz brasileira Mel Lisboa e mostra alguns dos principais pontos turísticos de Dubai, como o hotel Burj Al Arab, shoppings centers, praias e complexos residências e comerciais de alto luxo. De acordo com Mejren, ainda não foi definido em quais canais será exibido o programa.
Mejren, que abriu as portas de sua suíte no Hotel Copacabana Palace ontem para a imprensa, fez uma apresentação sobre o crescimento do emirado nos últimos anos. Segundo ele, o aumento do volume de turistas em Dubai é tanto que o aeroporto internacional está tendo sua capacidade de passageiros ampliada de 30 milhões para 70 milhões. No ano passado, o emirado recebeu 6,4 milhões de turistas, principalmente do Reino Unido, Arábia Saudita, Rússia e Alemanha.
Segundo ele, o turismo é responsável por 33% da economia de Dubai. Residem no emirado pessoas de mais de 180 nacionalidades, um total de 1,4 milhão de habitantes, sendo que apenas 18% são de Dubai mesmo. “Dubai está localizado numa posição estratégica tanto para o comércio quanto para o turismo”, disse Mejren.
Para se ter uma idéia do rápido crescimento no volume de tráfego de passageiros nos aeroportos, em 1980 passaram pelo aeroporto 5 milhões de pessoas, já no ano passado o número subiu para 29 milhões. Segundo Mejren, atualmente existem 303 hotéis no emirado e 40 mil quartos. A perspectiva é que este número aumente para 65 mil quartos em dois anos.
Entre os principais projetos que estão sendo construídos em Dubai, citados por Mejren, estão o The Palm, complexo residencial, comercial e hoteleiro, com 28 hotéis, que tem a forma de palmeira; o The World, que é formado por 300 ilhas que juntas têm o formato do mapa mundi; o Dubai Marina, que vai ter 110 prédios residenciais e comerciais e uma marina; e o Burj Dubai, que deverá ser o prédio mais alto do mundo com 800 metros de altura, com aproximadamente 200 andares. Mejren citou ainda a construção de duas linhas de metrô, que deverão ser concluídas em 2009.
O Departamento de Turismo e Marketing de Comércio de Dubai investe milhões por ano. Apenas na área de promoção de eventos, o departamento gasta cerca de US$ 30 milhões. Mejren, que deverá retornar a Dubai na quarta-feira (18), ainda tem um encontro hoje com representantes do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com quem vai discutir a possibilidade de levar uma missão empresarial do estado a Dubai no ano que vem.

