Silwan Abbassi*
Brasília – A cidade de Dubai está se preparando para viver o seu mais efervescente período de compras. O Dubai Shopping Festival, evento anual que ocorre na cidade e no qual as lojas locais fazem promoções, vai começar em menos de duas semanas. O festival atrai consumidores de toda a região. Neste ano ele vai ocorrer entre os dias 20 de dezembro e 02 de fevereiro. A informação é do jornal árabe Al Hayat.
Esta edição do Dubai Shopping Festival, que terá um mês e meio de duração, será a mais longa desde que o evento começou a ser promovido, em 1996. Na edição anterior o festival durou um mês. De acordo com o diretor-executivo de operações do festival, Ibrahim Saleh, esta edição também será a maior. No último festival, que ocorreu entre janeiro e fevereiro deste ano, 3,3 milhões visitantes foram a Dubai.
Além de promoções nas lojas, o festival também oferece opções de entretenimento aos consumidores. Para as crianças há uma série de parques instalados e também de espetáculos com personagens do mundo infantil. Uma das atrações é o Night Souq, ou Mercado Noturno. Em uma área extensa com funcionamento noturno ficam quiosques, brinquedos para as crianças e opções gastronômicas.
O Dubai Shopping Festival de 2007 terá como slogan "Mundo de Festivais" e como tema "Um mundo, uma família, um festival". O período de festas e promoções incluirá três datas festivas: o feriado religioso muçulmano Aid El Kebir – que celebra o final da peregrinação à Meca e a data na qual, segundo a tradição, Abraão sacrificou um carneiro em oferenda a Deus no lugar do seu filho Isaac -, o Natal e o Ano Novo.
O Dubai Shopping Festival movimenta também o setor turístico dos Emirados Árabes Unidos, como hotéis e operadoras de viagens. Eles, na verdade, também ajudam a cidade a divulgar o seu festival mundo afora. Os visitantes vêm de várias regiões do mundo, mas principalmente do Golfo Arábico. Para esta edição espera-se um número maior de visitantes do que na última.
No último festival já houve um acréscimo de dois milhões de visitantes sobre a edição anterior. O aumento no fluxo de participantes do festival foi de 6,5%. O número de visitantes provenientes do Golfo Arábico aumentou bem mais: 60%. E o volume de participantes oriundos de países árabes cresceu 81%.
Uma agência especial foi criada para organizar o transporte em Dubai durante o festival. Os investimentos que o emirado está fazendo em infra-estrutura turística também já devem ser percebidos neste festival. Dubai deve ter, até o final deste ano, 415 hotéis com 40 mil quartos. Os planos da cidade são de que o Dubai Shopping Festival receba, em 2010, cinco milhões de visitantes. Esse número deve representar um terço dos 15 milhões de turistas que o município planeja receber naquele ano.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum