São Paulo – Entre os dias 02 de janeiro e 02 de fevereiro a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, vive o seu tempo de liquidações. O período é chamado Dubai Shopping Festival e está em sua 19ª edição. Os descontos vão até 80%, segundo informações divulgas pela organização, o Departamento de Turismo, Comércio e Marketing (DTCM) de Dubai. As lojas também fazem sorteios e eventos para atrair os consumidores.
Entre os anos de 1996 e 2012, o festival atraiu cerca de 47 milhões de visitantes, que injetaram 114 bilhões de dirhans dos Emirados (US$ 31 bilhões) na economia local. Neste ano a temática escolhida para o evento é “O verão é Dubai” e tem como objetivo promover o emirado como destino de verão das famílias dos Emirados e do mundo todo.
Para promover o festival, Dubai criou até um departamento voltado para ele, o Dubai Festival and Retail Establishment (DFRE), com Laila Suhail como CEO. A data do evento foi anunciada quatro meses antes de ele começar, dando assim tempo para varejistas, operadores hoteleiros e agentes de viagens se prepararem e montarem atrações. Suhail atribui o sucesso do festival, até agora, à visão pioneira de Dubai em fazer um festival pensando no longo prazo.
A 19ª edição faz parte da estratégia do emirado de atrair 20 milhões de turistas por ano até 2020. No seu primeiro ano, o festival recebeu 1,6 milhões de visitantes, que destinaram 2,15 bilhões de dirhans (US$ 585 milhões) para as compras. Na última edição participaram do festival, 4,3 milhões de pessoas consumiram o equivalente a 14,7 bilhões de dirhans (US$ 4 bilhões).


