São Paulo – Mais do que uma cidade para a realização de grandes feiras de negócios, Dubai é também um local estratégico para receber encontros corporativos e viagens de incentivo. Essa foi a mensagem que o Dubai Business Events (DBE), escritório oficial de convenções do emirado, procurou passar em seminário promovido na noite desta terça-feira (07) em São Paulo. O órgão faz parte do Departamento de Marketing de Turismo e Comércio de Dubai (DTCM, na sigla em inglês).
“Nós não focamos somente em feiras, focamos em reuniões corporativas, congressos e viagens de incentivo. Então, queremos assegurar que as empresas, especialmente, neste roadshow, as baseadas no Brasil, Colômbia e Argentina, irão usar Dubai como destino para organizar suas reuniões corporativas ou enviar grupos de incentivo”, destacou Karina Lance, gerente sênior de Vendas e Serviços de Convenção do DBE. Além da capital paulista, Bogotá e Buenos Aires terão seminários semelhantes.
O roadshow foi voltado para o segmento de reuniões, incentivos, conferências e exposições (Mice, na sigla em inglês). Lance fez uma apresentação sobre a infraestrutura de Dubai e as vantagens que o DBE oferece às empresas que organizam seus eventos no emirado. A assistência prestada às companhias é gratuita. Entre os benefícios estão desde a ajuda na elaboração de documentos para propostas de eventos e viagens, até a organização de passeios e apoio financeiro, dependendo do tamanho do grupo participante.
“Dubai tem uma das melhores infraestruturas no que se refere à organização de eventos. A primeira coisa que vem à mente quando se organiza um evento [em Dubai] é que haverá muitas pessoas participando por causa da nossa localização. É uma localização muito estratégica. Podemos receber pessoas de todas as partes do mundo para participar do evento, seja do Oriente Médio, Ásia, Europa ou América, porque há voos diretos. Essa é a principal razão pela qual as empresas deveriam escolher Dubai, porque elas podem alcançar mercados variados”, apontou Lance.
No evento, os participantes também puderam conversar com seis provedores de serviços turísticos em Dubai, entre hotéis e empresas de turismo receptivo. As empresas que estavam no roadshow eram o JW Marriott, Dubai Marine, Desert Gate, Abjar Hotels Clubs Resorts, The Adress Hotel + Resorts e Alpha Tours.
Para Lance, a distância entre os países da América Latina e os Emirados Árabes Unidos não é, necessariamente, uma barreira para que as empresas daqui organizem seus eventos em Dubai. Segundo a executiva, é importante lembrar que o emirado serve como porta de entrada para companhias que querem acessar os mercados daquela região.
“A principal vantagem para uma empresa da América Latina organizar um evento em Dubai é a de entrar no mercado [da região], porque o Oriente Médio, o Norte da África, Leste da África, Subcontinente Asiático, Índia, são todos mercados crescentes, e se uma empresa latino-americana quer desenvolver sua participação naqueles mercados Dubai é a entrada, a mais fácil”, afirmou.
A gerente do DBE ressaltou ainda que, apesar de Dubai ter uma imagem associada ao luxo e aos preços altos, o emirado não cobra taxas e impostos para a organização de eventos. “Quando você organiza um evento em Dubai, você não paga taxas adicionais no hotel, nos restaurantes ou se você importar coisas, e estes são fatores importantes a considerar”, lembrou.
Lance apontou ainda a qualidade dos serviços oferecidos no setor de turismo do emirado e a diferença de preços em relação a outras localidades. “Se você fica em um hotel cinco estrelas em Dubai, aquele serviço que você tem lá, você nunca teria na Europa, a menos que você pagasse o dobro do preço. Isso é algo que queremos que as pessoas entendam, o nível de serviço que você recebe em Dubai, você teria que pagar o dobro na Europa ou nos Estados Unidos”, comparou.
Segundo Lance, a maior parte dos eventos recebidos da América Latina são viagens de incentivo. Ela conta que este ano, por exemplo, o emirado irá receber um grupo de 1,5 mil pessoas da Petrobras nesse tipo de viagem. A média de participantes dos grupos latino-americanos, no entanto, varia de 50 a 350 pessoas.
A executiva calcula que de 20% a 30% dos turistas que vão a Dubai são participantes de eventos corporativos ou viagens de incentivo. O maior grupo de viagens de incentivo recebido até hoje na história de Dubai foi da China. Em abril do ano passado, a filial chinesa da empresa de cuidados pessoais Nu Skin enviou 14,5 mil pessoas em uma viagem de grupo ao emirado.
Hotéis e passeios
Karim Douay, diretor de Desenvolvimento de Negócios do The Address Hotel + Resorts, disse que sua rede de empreendimentos conta, atualmente, com nove hotéis, sendo quatro The Address, um Armani, um Palace, dois Manzil e um Vida.
“O The Address Marina foi eleito no ano passado o Melhor Hotel de conferência e de eventos Mice. Oferecemos uma grande variedade de instalações e o hotel está localizado perto do maior shopping do mundo, do maior prédio do mundo”, destacou Douay. Segundo o executivo, os hotéis da rede cobrem os segmentos de três, quatro e cinco estrelas.
Natasha Soares, diretora de viagens de grupo da agência de turismo Desert Gate, contou que uma das principais atrações oferecidas pela empresa é o passeio no deserto.
“Pegamos o hóspede às três da tarde no hotel, levamos em um carro 4×4 ao deserto, fazemos o passeio nas dunas, eles veem o por do sol, há um show de falcões, depois o levam para o acampamento, onde há show de danças, um jantar com churrasco, ele pode fumar shisha (narguilé), fazer um passeio de camelo, e o levamos de volta ao hotel às nove e meia da noite”, explicou.
O roadshow do DBE ocorre esta semana em mais duas cidades brasileiras. Nesta quarta-feira (08), o evento acontece em Porto Alegre e na quinta-feira (09), no Rio de Janeiro.


