Emirates News Agency*
Dubai – Em breve a energia eólica poderá abastecer as casas de Dubai, caso um projeto piloto que está sendo desenvolvido tenha êxito. A DEWA, empresa de águas e energia elétrica do emirado, contratou um consultor para avaliar a possibilidade do uso deste tipo de fonte energética.
"Caso seja viável, inicialmente será implantado em um projeto piloto," declarou Saeed M. Al Tayer, gerente geral e principal executivo da DEWA, ao jornal árabe Gulf News.
A velocidade do vento nos Emirados Árabes Unidos freqüentemente excede o mínimo necessário para produção de energia, que é de sete metros por segundo, e chega a 12 metros por segundo.
Segundo Al Tayer, "está sendo discutido no país o uso de energia solar, mas há barreiras relativamente fortes devido ao alto custo de implementação e de produção, a necessidade de grande área para produção e a uma escala relativamente baixa de geração de eletricidade, quando comparado com a grande demanda da DEWA".
Apesar das dificuldades, o Departamento de Energia Renovável prevê que cerca de 50% das necessidades energéticas dos Emirados sejam proveniente de fontes renováveis até 2050. Segundo o ambientalista Allan Dickson, gerente geral da Solstice, empresa especializada no desenvolvimento de projetos de energia renovável, para alcançar esta meta, edifícios devem ser modificados para que consumam apenas 30% da energia que usam atualmente.
Segundo Al Tayer, entretanto, a DEWA acredita que nos próximos 10 a 15 anos somente 1% da eletricidade produzida no país seja proveniente de fontes renováveis. Mas a organização acredita que esta porcentagem deve crescer significativamente no longo prazo, devido à "crescente competitividade no uso de energia renovável".
Ee declarou, porém, que é necessário explorar o uso comercial de outras fontes de energia e combustíveis, como hidrogênio para veículos.
A primeira experiência do Oriente Médio com relação a fazendas de vento foi estabelecida na ilha Sir Baniyas. Peritos estimam que, caso a energia do vento seja usada corretamente, os Emirados têm capacidade de produzir mil megawats de eletricidade.
Em 2004, a DEWA tinha capacidade para produzir 3,833 mil megawats de eletricidade em cinco usinas geradoras e 188 milhões de galões de água por dia de suas quatro plantas de dessalinização.
*Tradução de Mark Ament

