São Paulo – Nos Emirados Árabes Unidos, a partir desta quarta-feira (27), Dubai vai reabrir gradualmente mais atividades econômicas. Segundo o site Arabian Business, o emirado vai ter atividades comerciais retomadas das 7h às 23 horas. Esta é a última etapa de ações locais para relaxar as restrições impostas pelo governo para barrar o avanço da covid-19. Entre os tipos de estabelecimentos que poderão reabrir as portas estão cinemas, academias e centros de educação e treinamento.
Todas essas atividades seguiam fechadas desde o final do mês de março. O governo impôs, no entanto, regras que precisam ser seguidas por todos nas empresas, como o uso de máscaras faciais e a distância física mínima de dois metros. Segundo noticiado pelo site, crianças menores de 12 anos ainda não poderão entrar nas instalações.
De acordo com o Arabian Business, o príncipe herdeiro de Dubai e presidente do conselho executivo, Hamdan bin Rashid Al Maktoum, afirmou que está ciente dos problemas pelos quais muitos setores estão passando por causa das repercussões da pandemia do covid-19. Al Maktoum ressaltou a resiliência do povo dos Emirados Árabes Unidos e se disse confiante de que a sociedade poderá se reunir para superar essa crise o mais rápido possível.
Os Emirados Árabes Unidos já haviam anunciado uma estratégia para reabrir a economia em duas fases. No final de abril, alguns restaurantes em Dubai reabriram, entre eles três dos empreendimentos do Jumeirah Group. Os estabelecimentos devem operar com capacidade máxima de 30% e distanciamento social de dois metros entre as mesas.
O site do governo do país que divulga dados da covid-19 informa que o país registrou até agora 31.086 casos da doença, com 253 mortes. O Ministério da Saúde dos Emirados estão em uma campanha para intensificar o número de pessoas testadas para a covid-19. O número de novos casos confirmados de coronavírus nos Emirados foi de 779 nesta terça-feira (26), número menor do que no dia anterior, quando 822 testaram positivo no país.