São Paulo – Dubai ganhou quase 150 novas empresas da área de mídia em 2010, de acordo com Jamal Al Sharif, diretor geral da Dubai Media City (DMC) e da Dubai Studio City (DSC), duas zonas francas do emirado voltadas ao setor. As informações são do jornal The National, de Abu Dhabi.
Entre as novas companhias estão a Televisão Central da China e o Sistema de Transmissão Turner Europa, uma empresa do grupo Time Warner. "Foram registradas 149 novas empresas na DMC e DSC em 2010", declarou Sharif.
Também foram registrados novos trabalhadores autônomos, ou “freelancers”, para executar serviços nas zonas francas. "Juntas, a DMC e a DSC ganharam 67 novos trabalhadores ‘freelancer’, um número bastante impressionante para o ano de 2010", disse o executivo.
De acordo com Sharif, no futuro, novas empresas devem passar a operar nas zonas francas, entre elas duas grandes corporações americanas que buscam participação na região. "Duas grandes empresas estão atualmente no processo de registro", afirmou ele. "Uma já está na fase final, e deve fazer o anúncio nas próximas duas ou três semanas", concluiu.
As zonas francas
A DMC é um pólo no qual empresas de mídia podem oferecer serviços de forma integrada. A zona franca inclui empresas de mídia e marketing, impressão e edição, música, filmes, novas mídias, lazer e entretenimento, transmissão e agências de informação. Ela oferece infraestrutura moderna, serviços de apoio, livre remessa de capital, receitas livres de impostos e oportunidade de acesso a outros mercados.
A DSC opera em pareceria com a DMC e oferece infraestrutura planejada especificamente para filmagens, grande disponibilidade de profissionais do mundo todo e um ambiente comercial dinâmico. A área inclui a estrutura técnica e comunitária para a atividade e também um espécie de “poupa tempo”, onde podem ser obtidas licenças para filmagens em todos os emirados do país.
*Tradução de Mark Ament

