São Paulo – O uso de bicicletas comuns e elétricas, além de patinetes, ganhou uma resolução para regulamentar as práticas em Dubai nesta semana. O documento foi emitido pelo príncipe herdeiro de Dubai e presidente do Conselho Executivo de Dubai, Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, informou o Dubai Media Office.
A resolução apoia os esforços do emirado para se transformar em uma cidade amigável para os ciclistas e para promover modos de transporte mais ecológicos. A ação também deve contribuir para a redução do congestionamento do tráfego rodoviário, incentivando o uso de meios de transporte alternativos e promovendo a saúde pública da comunidade.
Mattar Al Tayer, diretor geral e presidente da diretoria executiva da Autoridade Rodoviária e de Transportes (RTA), disse que a entidade tem um plano para a criação de uma grande rede de ciclovias que liga todas as áreas-chave de Dubai. “As pistas, projetadas de acordo com as melhores práticas internacionais, buscam incentivar as pessoas a usarem bicicletas e patinetes comuns, além das opções elétricas como um meio de transporte ecologicamente correto”, disse Al Tayer na nota divulgada pelo Dubai Media Office.
De acordo com a resolução, a RTA é responsável pelo desenvolvimento, fiscalização e manutenção das ciclovias. O órgão também vai desenvolver as diretrizes que os ciclistas, bicicletas elétricas, patinetes e outros tipos de veículo de micromobilidade devem seguir para garantir a segurança nas vias.
A RTA também emitirá licenças para veículos como os patinetes elétricos. De acordo com a Resolução, os ciclistas devem respeitar as regras de trânsito e andar de bicicleta apenas nas pistas designadas pela RTA. Para alguns veículos também será necessário receber uma licença.