Emirates News Agency*
Dubai – A Dubai Media City (DMC), zona franca de tecnologia e mídia do emirado de Dubai, anunciou recentemente o lançamento da Dubai Studio City (Cidade dos Estúdios), um centro de produção de filmes e programas para televisão, e ontem (07) divulgou o plano diretor do empreendimento.
O centro vai cobrir uma área de pouco mais de 2 milhões de metros quadrados e, segundo nota da DMC, vai incluir estúdios, um centro de convívio social, uma zona comercial, um distrito residencial e uma escola de cinema.
A Dubai Studio City será construída dentro do megaprojeto Dubailand, um grande complexo turístico e comercial do emirado, e deverá se tornar uma espécie de arranjo produtivo local para empresas de diversos segmentos das indústrias cinematográfica e televisiva.
Pelo projeto, o distrito terá condições de receber produtoras, empresas de pós-produção, estúdios de animação, companhias de serviços como dublagem, maquiagem, design de roupas, design e construção de palcos e agências de atores, além de laboratórios e outros serviços técnicos.
"O plano diretor foi desenvolvido para criar uma atmosfera apropriada para que pessoas dos lados criativo e técnico possam interagir e trabalhar juntas para produzir cinema e televisão de ótima qualidade", disse a diretora-executiva de mídia da Tecom Investments, empresa da Dubai Holding especializada em mídia, Amina Al Rostamani. A Dubai Holding pertence ao governo do emirado e controla companhias de diversos setores.
O epicentro da Dubai Studio City será um complexo de estúdios de ponta. Ele vai incluir espaços para produção de filmes de cinema e TV, produção de áudio, além de instalações necessárias como palcos, depósitos, locais para apoio de produção e áreas ao ar livre que poderão ser utilizadas para cenas externas, simulando locais como Londres, Nova York, o velho oeste, etc. Esta área vai acomodar 14 estúdios.
A infra-estrutura foi projetada para atender as necessidades dos principais produtores de Hollywood e será construída em fases. A primeira deverá ser concluída no primeiro trimestre de 2007 e vai contar com três estúdios, depósitos e escritórios de apoio.
A Dubai Studio City também terá "estúdios butique", pequenos prédios independentes que podem ser personalizados pelas empresas. Serão ao todo 20 instalações do gênero, que começarão a ser entregues em janeiro de 2007.
No coração da Dubai Studio City estará o Village Centre, que terá restaurantes, áreas para comércio, cinemas, uma sala de cinema IMAX, teatros, dois anfiteatros externos construídos ao redor de instalações para apresentações aquáticas, um anfiteatro coberto e dois hotéis. O objetivo é tornar o Dubai Studio City o principal pólo de entretenimento da cidade.
Academia
A Dubai Studio City será também um local de treinamento, uma vez que vai contar com uma academia de cinema que vai abordar todos os aspectos da produção de um filme: atuação, direção, edição, fotografia e engenharia de som.
Dois distritos residenciais foram incorporados ao projeto para oferecer acomodações de fácil acesso para pessoas que vão trabalhar no local.
A região do Oriente Médio produziu 115 filmes em 2003. Destes, 76 vieram do Irã e 22 do Egito. Só a Índia produz mais de mil filmes todos os anos. Com o projeto, o emirado de Dubai pretende atrair cada vez mais empresas do setor para a região.
*Tradução de Mark Ament e Silvia Lindsey

