Emirates News Agency*
Dubai – A Union Properties (UP), uma empresa de capital aberto que entrou em operação em 1987 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, está desenvolvendo o primeiro parque temático da Fórmula 1 do mundo, com investimento de US$ 360 milhões. A companhia estima que já no seu primeiro ano de funcionamento, em 2008, o parque deverá receber cerca de 1,9 milhão de visitantes.
Em meados de outubro, durante o Grande Prêmio de Fórmula 1 em Xangai, na China, a UP assinou um acordo com os administradores da principal categoria do automobilismo para a construção do parque, que será chamado de Formula One World. O empreendimento vai ter uma área de 464 mil metros quadrados com atrações, além de hotel e centros de convenções.
Segundo o presidente da UP, Simon Azzam, o Formula One World fará parte do novo MotorCity, um centro industrial para a indústria automotiva em Dubai, que incluirá áreas comerciais e residenciais e cuja construção começará até o final do ano, ou no início de 2006. O executivo declarou que o custo total do projeto ainda não foi calculado.
Os imóveis em ambos os projetos serão alugados e não postos à venda e o financiamento para sua construção virá de bancos do país e da própria UP, segundo o executivo. O MotorCity também vai absorver o autódromo Dubai Autodrome, que já existe.
Autódromo
O Dubai Autodrome inclui um centro automotivo e esportivo, uma pista de corridas de 5,39 quilômetros, aprovada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), boxes de padrão internacional e arquibancadas para 7 mil torcedores, além de áreas para recepção de clientes corporativos.
Azzam declarou que o asfalto da pista foi refeito recentemente e que está sendo aguardada aprovação pela Federação Internacional de Automobilismo. O uso do autódromo já está completamente reservado até abril do ano que vem, por empresas que querem testar e lançar veículos nele. “A primeira corrida internacional no autódromo ocorrerá em dezembro e esperamos ter uma corrida por mês após março do ano que vem”, acrescentou Azzam.
*Tradução de Mark Ament

