Emirates News Agency*
Dubai – Uma nova área industrial, a Dubai Auto Zone, está sendo criada dentro da Zona Franca de Jebel Ali Jebel (Jafza), nos Emirados Árabes Unidos. O empreendimento vai custar 2 bilhões de dirhans (US$ 545 milhões) e será destinado a empresas que comercializem veículos, serviços relacionados e peças de reposição.
"O propósito é criar um mercado especializado para a indústria automotiva. Pretendemos ter fabricantes, vendedores, fornecedores e usuários no mesmo lugar", declarou o vice-presidente de marketing da zona franca, Hamza Al Haddad, ao jornal árabe Gulf News.
Dentro da Dubai Auto Zone vai funcionar uma zona franca para atrair investimentos estrangeiros diretos, uma área destinada exclusivamente para suprir o mercado do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) – bloco econômico que reúne Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados, Kuwait e Omã -, e um espaço destinado a revendas para servir a demanda local.
O projeto deve estar pronto até o final de 2007. O plano diretor será finalizado até o terceiro trimestre deste ano e depois serão demarcados os terrenos para empresas que se registrarem na zona franca.
"A Jafza já recebeu centenas de indústrias automotivas envolvidas na montagem e comércio de maquinário pesado, veículos, peças, pneus, baterias, equipamento eletrônico e outros produtos. Entretanto, devido à alta demanda na indústria, a Dubai Auto Zone foi criada", diz nota da Jafza.
Segundo Haddad, uma outra área da Jafza destinada ao setor automotivo, a Dubai Cars and Automotive Zone (Ducamz), estabelecida para promover a re-exportação de veículos usados para o mercado africano e asiático, vai continuar a operar após a criação da Dubai Auto Zone.
Mercado do GCC
Segundo informações do site da Automechanika Gulf, a maior feira do setor automotivo do Oriente Médio, os países do GCC têm um dos mais altos volumes per capita de automóveis do mundo.
Dos veículos vendidos na região, 58% são japoneses, 16% europeus, 14% americanos e 12% de outras partes do mundo. O site informa também que os showrooms da Volkswagen e General Motors nos Emirados Árabes estão entre os maiores das empresas ao redor do mundo e que o showroom da Ford é o maior da companhia fora dos Estados Unidos.
O mercado de peças automotivas do GCC está avaliado em US$ 12,6 bilhões ao ano. Ainda de acordo com o site, somente nos Emirados o número de veículos cresce 9,4% ao ano.
*Tradução de Mark Ament com informações da redação da ANBA

