Emirates News Agency*
Dubai – A Dubai Media Corporation (DMC), estatal do emirado da área de comunicação, anunciou na semana passada seus planos de lançar um novo canal de televisão via satélite que se chamará Dubai Magharebia, direcionado aos países do Magreb Árabe, região do Norte da África onde estão Argélia, Tunísia, Líbia, Marrocos e Mauritânia.
Segundo a DMC, já foram realizadas todas as medidas técnicas e administrativas para o lançamento da TV. A transmissão será feita pela rede de satélites européia Hot Bird. "A decisão de lançar o Dubai Magharebia faz parte da estratégia da empresa de fornecer serviços para todos os cidadãos do mundo Árabe", explicou Hassan Ali Lootah, presidente da companhia.
Segundo o executivo, uma campanha de marketing será veiculada na região antes do lançamento oficial do canal, previsto para o mês de dezembro. "A próxima fase será a produção de programas específicos para os gostos dos telespectadores do Magreb. Mais de 60 milhões de telespectadores poderão assistir ao canal", acrescentou Lootah.
De acordo com Ali Khalifa Al Rumaithi, diretor da Dubai TV, que pertence à DMC, a grade de programação do Dubai Magharebia terá filmes e novelas árabes com astros da região, além de documentários, noticiários, programas de atualidades e entretenimento.
O executivo acrescentou que uma equipe especial foi formada para selecionar as atrações, que serão produzidas por parceiros da Dubai TV. Segundo Al Rumaithi, alguns dos programas serão destinados a conectar os 10 milhões de cidadãos do Magreb que moram na Europa aos seus países de origem.
"Também pretendemos oferecer notícias por meio de nossa rede de correspondentes distribuída ao redor do mundo. A prioridade será para o noticiário sobre os países do Magreb", afirmou o executivo.
A Dubai TV foi um dos primeiros canais de TV árabes via satélite. O canal é considerado pioneiro em programação de teledramaturgia e de cunho social nos países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) e no mundo árabe como um todo.
*Tradução de Mark Ament

