São Paulo – O príncipe herdeiro de Dubai, Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, anunciou o lançamento de um novo programa voltado ao setor de logística. Desta vez, o emirado vai investir no desenvolvimento de sistemas de transporte com drones.
Segundo o site da revista Arabian Business, a iniciativa promoverá o desenvolvimento e a adoção de tecnologias de ponta como parte dos planos para fortalecer a competitividade global de Dubai em setores vitais.
O programa pretende criar uma infraestrutura para que protótipos de veículos aéreos não tripulados sejam testados em áreas próprias para isso. Com a experiência, também deve ser desenvolvida uma legislação especial para o setor.
Um memorando de entendimento (MoU) foi assinado entre várias entidades governamentais e do setor privado para iniciar as operações do programa. Os signatários incluíram Dubai Future Foundation (DFF), Dubai Civil Aviation Authority (DCAA), Dubai Silicon Oasis Authority (DSOA), Fakeeh University Hospital, Majid Al Futtaim e Emirates SkyCargo.
O objetivo do programa é explorar o uso de drones em setores como saúde, segurança, transporte marítimo e alimentação, além de reduzir as emissões de carbono geradas pelos métodos tradicionais de transporte e envio. A iniciativa também visa atrair investimentos locais e estrangeiros.
O Dubai Future Foundation vai supervisionar a implementação do programa através do Dubai Future Labs, o primeiro laboratório de pesquisa e desenvolvimento da região especializado em tecnologia do futuro.