São Paulo – A Autoridade de Dubai para Transportes e Rodovias (RTA, na sigla em inglês) instalou câmeras inteligentes para medir as expressões faciais e entender quão felizes os consumidores estão, reportou o site de notícias Arabian Business.
Para realizar a medição, a RTA vai instalar as câmaras em quatro de seus próprios centros de atendimento ao cliente, nos bairros Al Barsha, Umm Al Ramool, Deira e Al Awir. A escolha faz parte da estratégia governamental dos Emirados Árabes Unidos para Inteligência Artificial e da iniciativa Smart City, do governo de Dubai.
“A iniciativa visa mensurar o índice de felicidade dos consumidores com câmeras inteligentes que vão analisar a extensão dessa felicidade. A tecnologia analisa as expressões faciais dos clientes, sem salvar imagens que digam respeito à privacidade, antes e depois de processar suas transações no centro. Assim, a tecnologia fornece um indicador instantâneo e preciso da felicidade dos clientes”, afirmou Maher Shirah, diretor de serviços inteligentes do setor de serviços de suporte de tecnologia corporativa da RTA, segundo o Arabian Business.
Os equipamentos foram fabricados nos Emirados Árabes e a câmera pode registrar 30 quadros por segundo a uma distância de sete metros, dentro de um ângulo de 65 graus. A câmera possui um recurso de autofoco sem flash necessário e permite a leitura precisa da expressão facial.
“O índice de felicidade inteligente monitora a variação no nível de felicidade dos clientes desde o momento de entrar no centro até o momento de sair e vincula-o ao nível de serviço prestado. Essa tecnologia gera uma atmosfera de competição positiva entre a felicidade dos clientes e estimula o uso da “técnica Gamification” para melhorar o nível dos serviços; o que garante aos clientes felicidade e satisfação”, concluiu Shirah, citando uma técnica que usa recursos lúdicos para tornar um ambiente mais agradável, nesse caso para o consumidor.