São Paulo – O músico brasileiro Claudio Kairouz desembarca na Tunísia em duas semanas para se apresentar com o tunisiano Raouf Jemni. Os dois tocam um instrumento típico árabe chamado qanoun e há dois anos formam um duo chamado “156 Cordas”, em português, ou “Mia ua Sita ua Hamsim Watar”, em árabe. Como cada artista vive em um país, cerca de três vezes ao ano eles se encontram para apresentações. Kairouz ficará no país árabe até 06 de julho e eles deverão fazer de dois a três concertos. Entre agosto e setembro será a vez de Jemni estar no Brasil também para shows com o colega brasileiro.
Kairouz tem formação em piano erudito, mas acabou conhecendo e se interessando pela música árabe e o qanoun. Ele afirma que é único músico deste instrumento atualmente no Brasil. O brasileiro não tem origem árabe, mas tem primos com descendência. A convivência com estes parentes e seus amigos, na infância, o levou ao contato com a cultura da região e com a música. “Quando havia festa de casamento, tocava música árabe. Quando eu ouvi, mexeu comigo”, conta Kairouz, que nasceu e vive na capital paulista.
O paulistano não pensava em ser músico profissional, tanto que chegou a fazer faculdade de Análise de Sistemas. Mas estudou piano no conservatório por nove anos. “Conheci a música da comunidade [árabe] e acabei me dedicando cada vez mais, largando a música ocidental erudita e me aprofundando na música árabe do Oriente Médio”, relata. Com essa motivação Kairouz resolveu estudar a língua árabe e passou oito meses no Líbano, aprendendo sobre a música e ganhando fluência no idioma.
Foi pela internet que o brasileiro conheceu o trabalho de Jemni, depois de ver vídeos postados por um professor do garoto. Kairouz achou que o tunisiano tocava qanoun de maneira muito virtuosa, principalmente em função da sua idade (ele tinha então 11 anos), e acabou mantendo contato virtual por um longo tempo com a família do rapaz. No começo de 2012, Jemni esteve no Brasil a turismo, com um tio, e se hospedou na casa de Kairouz. Os dois fizeram vídeos caseiros, tocando juntos, o que foi postado na internet e aprovado pelo público que os viu.
No mesmo ano, Jemni voltou novamente ao Brasil já para uma apresentação com Kairouz em salas da capital paulista. “Foi tendo muita receptividade”, conta. Eles colocaram, um nome para o duo e atualmente fazem apresentações no Brasil, Tunísia ou outros países, normalmente durante as férias escolares do tunisiano, que tem 16 anos. O repertório dos shows inclui peças tradicionais do Oriente Médio, obras de compositores contemporâneos e composições próprias. Eles pretendem lançar um disco juntos, no Brasil e Tunísia, mas ainda não há data certa para isso.
O tunisiano estará no Brasil entre 16 de agosto e 04 de setembro. Segundo Kairouz, já há convites para a realização de shows, mas o duo ainda está negociando as datas e locais e está aberto a receber mais propostas.
Contato:
Duo 156 Cordas
https://www.facebook.com/duo156strings
Email: kairouz@uol.com.br


