Geovana Pagel
São Paulo- A Dupé, localizada na cidade de Carpina, a 50 quilômetros do Recife, em Pernambuco, quer conquistar os mercados do Sul e do Sudeste do país por meio da abertura de franquias e melhora na distribuição de produtos. Além disso, a empresa quer garantir o crescimento das vendas para o exterior com a participação em feiras e missões internacionais e a prospecção de novos mercados.
Exportadora para 20 países, principalmente da Europa, América Latina e para os Estados Unidos, a Dupé demonstra interesse em intensificar negociações com países árabes como Líbano, Egito, Arábia Saudita e Marrocos.
De acordo com o diretor-superintendente, Jarbas Martins Gomes, a empresa vai muito bem no Nordeste, onde detém cerca de 40% do mercado. Nos próximos anos, espera conquistar uma fatia significativa dos mercados Sul e Sudeste e iniciar a disputar pela liderança nacional, hoje ocupada pelas Havaianas.
Atualmente a participação da Dupé no Brasil é de 17% no segmento borracha. “A empresa ainda é jovem, tem apenas 15 anos, sendo que a estratégia de crescimento foi iniciada há seis anos, baseada na inovação e diversificação de produtos”, explica Gomes.
Segundo ele, hoje o Brasil oferece um cenário bastante receptivo às diversificações e consumidores que querem produtos mais personalizados. “Produzimos chinelos para nichos específicos como o jovem. O modelo tribal é um dos exemplos”, garante.
Outra estratégia da empresa foi a inauguração da primeira franquia de chinelos do Brasil, aberta em dezembro de 2003, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Segundo o diretor, a expectativa para os próximos três anos de é que as franquias representem pelo menos 10% do faturamento total da companhia, que foi de R$ 72 milhões em 2003.
Já está programada a abertura de cerca de 300 lojas até 2006. Ainda neste ano, cerca de 20 lojas serão inauguradas no estado de São Paulo. Gomes acrescenta que mais do que um plano para aumentar os lucros, a franquia Dupé é um projeto de marketing que deverá consolidar a marca no país.
Mercado externo
A Dupé quer acrescentar à lista de importadores de seus produtos países do Oriente Médio, Ásia e África. Para isso, a empresa aposta na participação em feiras internacionais como a GDS, que acontece duas vezes ao ano (março e setembro) em Düsseldorf, Alemanha.
O diretor da Dupé conta que este ano, pela primeira vez, a empresa irá montar um estande próprio na GDS. “Queremos garantir o contato com novos distribuidores. Uma das grandes expectativas é que possamos retomar os contatos iniciais com mercados potenciais como o dos países árabes”, diz.
Três milhões de pares por mês
A Dupé foi fundada em 1988 em Carpina e incorporado pelo Grupo Tavares de Mello em 1993. Emprega 1.100 funcionários que produzem 3 milhões de pares por mês, em um parque fabril de 23 mil metros quadrados de área construída.
Dos 24 milhões de pares fabricados em 2003, 10% foram para o mercado externo. O faturamento chegou a R$ 72 milhões. Em 2004, segundo Gomes, a produção pode chegar a 28,5 milhões de pares e o faturamento a R$ 85 milhões.
Atualmente a fábrica produz cerca de 70 modelos diferentes das marcas Dupé, Dupezinho e Marota.
Contato
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Telefone: 55 (81) 9252.7888 – André Nóbrega (gerente de exportação)
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