São Paulo – A startup Tradeling, focada em transações business-to-business (B2B) na região do Oriente Médio e Norte da África (Mena), está com planos de expansão na América Latina. O e-commerce da marca conecta vendedores e compradores de quatro setores: alimentos e bebidas, escritório e papelaria, saúde e bem-estar e logística. Fundada em abril deste ano, dentro da iniciativa governamental Dubai 10x, a startup recebeu apoio da Autoridade da Zona Franca do Aeroporto de Dubai (Dafza) para crescer.
É também com esse incentivo que a startup espera avançar nas atividades no Brasil. “A Dafza está diversificando ativamente o comércio árabe-brasileiro e vemos uma oportunidade promissora de expandir nossa presença para o Brasil e outros países da região, devido ao seu papel de liderança como exportadores de alimentos e bebidas”, afirmou Muhammad Chbib (foto acima), CEO da Tradeling, em entrevista à ANBA.
Para promover novas possibilidades, a empresa pretende lançar uma seção dedicada aos produtos brasileiros. “Estamos em negociações com associações comerciais e câmaras, bem como com várias empresas. Além disso, pretendemos levar os produtos brasileiros para a região por meio de seções dedicadas em nossa plataforma”, explicou Chbib.
Hoje, a Tradeling tem 400 fornecedores de mais de 25 países. “À medida que expandimos nossas operações, haverá ainda mais oportunidades”, frisa o CEO. Internamente, a marca também quer crescer expandindo portfólio com novos setores, como o da beleza, com a qual a empresa começará a trabalhar neste ano. Outras áreas que a Tradeling quer atender são eletrônicos e acessórios, vestuário, materiais para a indústria, máquinas novas e usadas, e commodities. “Também planejamos expandir nossa presença nos próximos anos para a Arábia Saudita e o restante do GCC, Egito, Paquistão, bem como países africanos de grande população”, explicou Chbib. O GCC é o Conselho de Cooperação do Golfo, formado por Bahrein, Kuwait, Omã, Catar, Arábia Saudita e Emirados.
Segundo ele, a companhia é pioneira em atender ao segmento B2B nesta escala e escopo, incluindo de logística a suporte financeiro. “Somos a primeira plataforma B2B desse tipo, não apenas nos Emirados Árabes Unidos, mas em todo Mena”, disse. Para manter a inovação, Chbib lembra que um dos mais recentes lançamentos da companhia é o Tradeling Smart Freight. Com a ferramenta, as empresas poderão ter acesso online em tempo real para comparar, reservar e gerenciar seus serviços de frete aéreo, marítimo e terrestre, estejam eles ativos na plataforma Tradeling ou não.
Lançada na pandemia
Criada em abril deste ano, a Tradeling nasceu em meio à crise deflagrada pela pandemia do novo coronavírus. Inicialmente a empresa iria atuar apenas nos setores de alimentos e bebidas e escritório e papelaria, mas para se destacar em um cenário de crise, a estratégia mudou. “Para nós, foi um momento crucial: atrasamos o lançamento ou realinhamos as nossas prioridades e modelo de negócio? E pegamos o caminho mais difícil: realinhamos rapidamente nosso negócio e introduzimos uma área, a de saúde e bem-estar, que é relevante para as realidades do mercado de agora”, conta o CEO sobre a linha que possibilitou o acesso ao fornecimento global de itens de alta demanda, como máscaras de proteção ou luvas.
Com a decisão, a empresa viu um crescimento significativo em todos seus setores e lançou, recentemente, a seção de logística. “Aprendendo com a experiência de lançar bem no meio de uma crise, apenas emergimos mais fortes e com um foco nítido em como podemos nos adaptar às novas circunstâncias. Somos uma organização ágil e flexível e estamos trabalhando em nossas expansões planejadas. Vemos o futuro como sendo impulsionado por transações digitais e somos pioneiros em um modelo de e-commerce B2B na região. Isso trará um valor excepcional para as economias locais e posicionará Dubai e os Emirados Árabes Unidos como um centro comercial global, além de fomentar os laços comerciais bilaterais entre Emirados e Brasil”, afirmou o CEO.
A Tradeling é uma das expositoras do Fórum Econômico Brasil & Países Árabes, que ocorre virtualmente de 19 a 22 de outubro. Acesse cobertura completa do fórum no site da ANBA.