Geovana Pagel
São Paulo – A cerimônia de entrega de troféus do Prêmio Cidadania Brasil de Exportação acontece hoje (20), às 16 horas, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Criado pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania, é uma homenagem às empresas exportadoras que desenvolvem projetos de ações voltadas para a comunidade.
Neste ano, 41 empresas foram classificadas. Esta é a segunda edição do prêmio, que também conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores e da Agência de Promoção de Exportações (Apex).
De acordo com a diretora executiva do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania, Márcia Vasconcellos, todas as empresas classificadas serão homenageadas. “Já recebemos muitas confirmações e estamos esperando casa lotada”, afirma.
A diretora explica que o prêmio é uma forma de estimular empresas que já estão desenvolvendo um projeto social. Também serve de exemplo para aquelas que ainda estão ensaiando os primeiros passos. Firmas de vários setores e regiões brasileiras inscreveram projetos.
Recursos para investir
Rubens Hannun, vice-presidente de marketing da CCAB, lembra que o fato de a empresa exportar, abrindo novos mercados, gera mais recursos que podem ser investidos em projetos sociais. “Uma ação leva a outra”, garante.
Segundo Hannun, a Câmara Árabe "luta muito" para mostrar que exportar é um ato de cidadania. Para ele, as companhias que encaram a "difícil batalha lá fora” para mostrar o potencial do Brasil já têm um grande mérito. “As empresas que estão dispostas a fazer isso precisam ser reconhecidas e incentivadas”, destaca.
Os vencedores
Os vencedores das categorias social e exportação serão conhecidos hoje, durante a cerimônia no Palácio do Itamaraty. Também serão premiadas empresas escolhidas como destaques em suas áreas de atuação. Os nomes dos destaques, segundo Hannun, já foram revelados porque não exigiram inscrição prévia. “São empresas que se destacaram justamente pela visibilidade do trabalho”, explicou.
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) e a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos (Anfavea) são os dois destaques de exportação. O jornal O Estado de São Paulo é o destaque de cobertura jornalística exportação, a Rádio Jovem Pan é destaque pela cobertura jornalística social e a Revista Veja é a vencedora do destaque social.
Hannun afirma que a escolha da Abit e da Anfavea revela o esforço setorial que está conseguindo atingir "excelentes resultados". “Hoje o Brasil é destaque na moda, por exemplo. E, além de produtos, são oferecidos serviços com maior valor agregado”, ressalta.
No último mês de outubro, a indústria têxtil e de confecção obteve o seu melhor resultado de exportações no ano: US$ 173,4 milhões, o que representa um aumento de 61% comparativamente a outubro de 2002. O saldo da balança comercial de têxteis e de confecções registrou crescimento recorde de 204%. São US$ 80,75 milhões em vendas ao exterior contra um saldo de apenas US$ 26,5 milhões no mesmo mês do ano passado.
A meta da indústria é atingir US$ 1,6 bilhão em exportações e US$ 500 milhões em superávit comercial até o final do ano.
Categorias
Na categoria social, serão oferecidos os prêmios Master Social 1 (para projetos que beneficiam mais de 5 mil pessoas), Master Social 2 (em que o número de beneficiados está entre 1 mil e 5 mil) e Master Social 3 (para até 1 mil beneficiados).
Também será premiada a cobertura jornalística de projetos sociais e destaque social. Na categoria exportação, serão entregues os prêmios Exportador do Ano, Exportador da Imagem Brasileira e Exportador para os Países Árabes.
No setor de exportação, também haverá premiação para cobertura jornalística e destaques 1 e 2.
Avaliação
Para a avaliação, na categoria social, são analisados o impacto social do projeto ou ação social, consciência técnica de sua elaboração, definição de objetivos, metodologia de implantação adotada e critérios de avaliação, análise e controle de resultados.
Também é avaliada a perspectiva da ação social da empresa ou indústria e a ampliação de projetos e ações estruturadas de novos trabalhos na área social.
Na categoria exportação, são avaliadas a popularização da imagem do Brasil pelo produto no mundo e nos países árabes, os dados das exportações mundiais em 2002 e os dados das exportações para os países árabes em 2002, além do percentual de crescimento das exportações para o mundo nos últimos dois anos.
Também é considerada a adaptação e adequação do produto aos mercados de destino e o esforço realizado para a prospecção e efetivação de negócios no exterior.
Empresas classificadas
Foram classificadas 41 empresas. São elas:
Agrostahl Indústria e Comércio
Alcoa Alumínio
Associação dos Pequenos Agricultores do Município de Valente
Arno
Bahia Sul Celulose
Becton Dickinson Indústrias Cirúrgicas
Bonyplus Indústria e Comércio de Cosméticos
Caramuru Alimentos
Companhia Suzano Papel e Celulose
Companhia Vale do Rio Doce
CVP – Ceras Vegetais do Piauí
Di Luigui – Ind. Com. Alta Moda
Eldorado Exportação e Serviços
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Fiat Automóveis
Fundação Belgo-Mineira
General Motors do Brasil
Goiasa Goiatuba Álcool
Grupo Apoio e Vendas Comunicações
Indústrias Machina Zaccaria
International Engines South America
Jalles Machado
Jari Celulose
Meridional de Tabacos
Microsiga Software
MTP – Metalúrgica de Tubos de Precisão
Nokia do Brasil Tecnologia
Olsen Ind. de Equipamentos Odontomédicos
Orsa Celulose, Papel e Embalagens
Paraná Citrus
Perdigão Agroindustrial
Politorno Móveis
Romagnole Produtos Elétricos
Serasa
Souza Cruz
Tramontina
TV Globo
Usiminas
Vicunha Têxtil
Xerox Comércio e Indústria
Zanzini Móveis

