São Paulo – Os cachorros brasileiros de estimação estão ganhando cada vez mais conforto. A Dog’s Care, fabricante de fraldas descartáveis e acessórios para cães, desenvolveu há quatro anos uma fralda anatômica para os animais, que hoje já está presente em diversos estados brasileiros e até no exterior. A cada ano, o faturamento da empresa cresce 100% e a capacidade de produção também só tende a aumentar.
A história da Dog’s Care começou quando Ana Carolina Vaz não sabia mais o que fazer com o sangramento intenso de sua cadela no cio. Após adaptar uma fralda de bebê para o seu animal de estimação, veio a ideia da fralda para cachorro. “Fizemos a patente, desenvolvemos a marca, o layout e nos instalamos num depósito de um amigo”, afirmou Ana Carolina, que iniciou o negócio em parceria com o marido, em 2006.
Com a produção das fraldas veio a ideia dos saquinhos higiênicos para recolher as fezes, que logo foi aprovado pelos amigos e consumidores das fraldas. Porém, a questão da sustentabilidade começou a preocupar Ana Carolina e, em 2008, as fraldas ganharam um novo conceito, de biodegradável. E a partir daí, todos os produtos fabricados pela Dog’s Care passaram a ter esse diferencial de sustentabilidade. “Todo nosso refugo de lixo (na empresa) também é reciclável”, disse a empresária.
Com o crescimento da marca no mercado externo, a empresa de São Paulo logo deixou o depósito improvisado para um galpão de 500 metros quadrados, que hoje tem capacidade de produção de 250 a 300 mil produtos por mês. Apenas de fraldas, são de 70 a 100 mil peças por mês. “De outubro para cá aumentamos em 30% a produção de fraldas”, disse.
Além das fraldas, a Dog’s Care produz kits de limpeza para ambiente, xampus, condicionador, perfumes, bolsas e sacolas e kits de viagem, com tapetes higiênicos, vasilhas para comida e água e porta-ração. “Ampliamos nossa linha buscando lacunas no mercado pet, sempre com sustentabilidade”, disse Ana Carolina, que usa garrafas PET e lonas de caminhão para a fabricação dos tapetes e sacolas.
De acordo com Ana Carolina, as fraldas descartáveis não servem apenas para as fêmeas no cio com sangramento intenso e para cachorros doentes. No caso da empresária, que tem três cachorros num apartamento, os bichos passam o dia de fralda. Para viajar também é uma boa saída. Para quebrar esse paradigma do uso de fraldas em apenas algumas ocasiões, a Dog’s Care começou este ano a produção de fraldas estampadas, “podem ser usadas como um acessório fashion”.
Com 23 funcionários, a Dog’s Care já conquistou um distribuidor no Panamá e vem negociando com importadores da Argentina, Paraguai, Chile, Portugal e Espanha.
Metas para 2011
Para o próximo ano, Ana Carolina quer comprar máquinas industriais para aumentar a capacidade de produção da empresa, para isso, ela está em busca de investidores. “Só assim vamos conseguir ampliar mercados”, disse. Segundo ela, uma das metas é dobrar a empresa de tamanho e aumentar o número de funcionários. Este ano, o faturamento da empresa deve ser de R$ 2,1 milhões e a meta para 2011 é dobrar.