Algérie Presse Service*
Argel – A economia da Argélia cresceu 5,1% em 2005, acompanhada por boa geração de empregos e bom controle da inflação, segundo dados apresentados hoje (12) pelo governo do país.
Os setores que mais cresceram foram construção (7,1 %), hidrocarbonetos (5,8%) e serviços (5,6%), enquanto agricultura cresceu apenas 1,9%. O governo informa também que o nível de desemprego no país caiu para 15,3% em setembro de 2005, dados mais recente.
O país árabe está atualmente passando por uma fase de crescimento principalmente devido aos elevados preços petrolíferos. A Argélia é grande produtor de petróleo e um dos maiores fornecedores da commodity para o Brasil. A Argélia exportou para o Brasil US$ 224 milhões da commodity entre janeiro e fevereiro deste ano.
Um dos grandes projetos de construção civil em progresso no país é uma rodovia que cortará o país de leste a oeste. A rodovia terá comprimento de 1,216 quilômetros e está atualmente sendo licitada. A construtora brasileira Andrade Gutierrez participa da licitação através de sua subsidiária portuguesa Zagope.
A Argélia é um país árabe do norte da África. Os principais recursos naturais do país são petróleo, gás natural, minério de ferro, fosfatos, urânio, chumbo e zinco. O Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2005 foi de US$ 233,9 bilhões, segundo a página de internet do The World Factbook.
*Com informações da redação da ANBA. Tradução de Mark Ament

