Emirates News Agency*
Abu Dhabi – A economia do emirado de Abu Dhabi, o maior dos Emirados Árabes Unidos, que ocupa 80% da área do país e concentra o grosso de suas reservas petrolíferas, deve crescer 8% em 2008 e 13% ao ano nos próximos anos, segundo estatísticas da Câmara de Comércio e Indústria de Abu Dhabi (ADCCI).
Segundo o presidente da ADCCI, Selah Al Shamsi, o PIB do emirado, que foi de 400 bilhões de dirhans (US$ 108 bilhões) em 2007, deve superar os 560 bilhões (US$ 152 bilhões) em 2010. Segundo o executivo, uma política econômica saudável desenvolvida pelo governo do emirado criou um ambiente atraente para investimento local e estrangeiro.
Para discutir o crescimento econômico de Abu Dhabi, o emirado promoveu ontem e hoje (05 e 06) um fórum econômico que atraiu líderes corporativos, banqueiros economistas e empresários do Golfo e de todo o mundo. Os assuntos discutidos incluem as principais tendências econômicas do emirado e possíveis novas políticas de investimento, gastos do governo e oportunidades de investimento nos vários setores econômicos do emirado.
Outros assuntos abordados incluem os programas bilionários de investimento em infra-estrutura para desenvolver a indústria em Abu Dhabi, o setor imobiliário e turístico e as pretensões do emirado de se transformar em um grande pólo turístico, comercial e de indústrias de ponta.
*Tradução de Mark Ament