São Paulo – A economia de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, cresceu cerca de 1% no primeiro trimestre. De acordo com o presidente do Centro Financeiro Internacional de Dubai (DIFC, na sigla em inglês), Omar bin Sulaiman, um programa de incentivo do governo do emirado contribuiu para a expansão. As informações são da agência de notícias Reuters e do site do jornal Emirates Business 24/7, de Dubai.
"Dubai passou rapidamente à etapa de recuperação, assim que a economia deu sinais de melhoria", disse Sulaiman, que é também vice-presidente do Banco Central do país árabe. "Estimamos que a economia de Dubai tenha crescido 1% no primeiro trimestre de 2009, impulsionada pelo pacote de incentivo do governo e pelo aumento nos gastos", acrescentou.
Em fevereiro, o Banco Central dos Emirados destinou US$ 10 bilhões ao governo do emirado, que por sua vez vai repassar os fundos a empresas endividadas ou que passam por dificuldades financeiras.
O orçamento de Dubai para 2009 é 42% maior que no ano passado, com despesas previstas em 37,7 bilhões de dirhans (US$ 10,2 bilhões).
O emirado, que é um pólo turístico e comercial, foi afetado pela queda nos preços dos imóveis. Muitos projetos de expansão imobiliária foram cortados, gerando milhares de demissões. Os preços dos imóveis residenciais deverão cair quase 40% este ano, de acordo com pesquisa da Reuters.
Apenas 3% do Produto Interno Bruto (PIB) de Dubai é atrelado ao petróleo e houve pressão negativa na economia com a retração do turismo, das vendas no varejo e do comércio internacional.
Bin Sulaiman afirmou que a confiança está começando a voltar ao setor imobiliário de Dubai. "Trata-se em grande parte de uma questão de confiança, tanto na escala global quanto na regional. Muitos investidores e fundos internacionais da região mostraram-se interessados em voltar a investir na indústria imobiliária de Dubai", declarou o presidente do DIFC. "O resultado mais importante da crise foi um aumento da eficiência por parte do governo e de companhias ligadas a ele", afirmou.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

