São Paulo – O Produto Interno Bruto (PIB) do Kuwait deve crescer 3% em termos reais este ano e 4,3% em 2011, segundo estudo divulgado pelo Banco Nacional do Kuwait. O PIB do país caiu fortemente em 2009, devido à baixa nos preços petrolíferos e à crise global, mas deve recuperar o terreno perdido.
"Esperamos crescimento nominal de 18% no PIB este ano, com resultado real por volta de 3%. Já em 2011, o crescimento real deve alcançar 4,3%," diz o estudo do banco. "Os dados devem melhorar com o desenvolvimento de grandes projetos," afirmou ainda a instituição financeira, informando que dados oficiais para o resultado do PIB do país em 2009 não foram divulgados.
Segundo o Banco Nacional do Kuwait, o crescimento deve ser motivado pelo setor privado, principalmente nos setores bancários e de transportes. Estes, segundo a instituição, foram os que mais cresceram em sua participação no PIB do país nos últimos anos e devem ganhar ainda mais espaço devido aos planos do governo do país de transformar o Kuwait em um pólo financeiro e logístico.
"A longo prazo, no entanto, a economia precisa ampliar a participação do setor não petrolífero para reduzir sua dependência em apenas uma commodity, criar mais empregos para cidadãos do país e semear as sementes para a economia pós-petrolífera, entre outros. O setor não petrolífero precisa crescer e dominar, lentamente. Não queremos permanecer em turno da atual divisão igualitária (50% para cada)", termina o estudo.
O Kuwait controla cerca de 10% das reservas petrolíferas mundiais e tem a quinta maior economia árabe, atrás da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Argélia.
*Tradução de Mark Ament

