São Paulo – A economia da Arábia Saudita deve crescer 3% neste ano, baseada no desempenho do setor não petrolífero, de acordo com notícia publicada no site do jornal Arab News com base em um relatório da empresa do mercado de capitais Riyad Capital.
O avanço será impulsionado por uma robusta política fiscal, voltada para o aumento dos gastos com investimentos. O setor de petróleo, que tem participação relevante na economia saudita, seguirá sua trajetória de crescimento, na casa dos 1,2% em 2023.
No ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) da Arábia Saudita cresceu 8,7%, o melhor desempenho desde 2011, segundo o relatório. O setor de petróleo foi, em 2022, o grande impulsor do aumento. Apenas no quarto trimestre, a economia saudita avançou 5,4%.
As previsões da Riyad Capital para 2023 se baseiam na previsão de uma estabilidade na produção de petróleo na Arábia Saudita, com uma média de 10,7 milhões de barris produzidos ao dia, após atingir 10,6 milhões de barris diários em 2022.
O relatório também leva em conta preços mais fracos do petróleo no primeiro semestre deste ano em função da atual desaceleração da economia global. Mas é esperada recuperação mundial significativa na segunda metade do ano, o que gera a expectativa de que o barril do petróleo termine o ano acima de US$ 100 e que a média anual fique em US$ 92.