São Paulo – A economia saudita, que deverá se retrair em 2009 após vários anos registrando altas taxas de crescimento, vai se recuperar em 2010 com o arrefecimento da crise mundial e o aumento da produção de petróleo bruto do país. As informações foram divulgadas pelo Saudi American Bank Group (Samba), segundo matéria do jornal Emirates Business 24/7, de Dubai.
De acordo com o banco Samba, o Produto Interno Bruto (PIB) real saudita poderá crescer mais de 4% em 2010, mas isso vai depender do grau de recuperação econômica mundial e do aumento na produção de petróleo.
Em seu boletim de julho, o Samba informou que a economia saudita, que responde por 20% do PIB total do Golfo, pode ser afetada pela crise este ano, mas que a pressão será absorvida por um forte aumento nos gastos públicos do país árabe.
Ainda de acordo com o banco, o aumento nos gastos e as medidas que o governo saudita adotou para aumentar o crédito bancário e os investimentos diminuíram a taxa de redução do PIB prevista para esse ano. A previsão de contração, que era de 1,8%, diminuiu para 1,2%.
"O desempenho da economia saudita em 2010 vai depender em grande parte do grau de recuperação da economia mundial. Uma demanda global mais forte deve fazer subir o preço do petróleo, e assim gerar um aumento na produção saudita da commodity", informa o estudo do banco.
Ainda de acordo com o estudo, uma recuperação global também deverá melhorar as perspectivas para os principais setores não-petrolíferos, entre eles a indústria petroquímica e a de produtos refinados.
"Se os bancos internacionais voltarem ao mercado corporativo saudita, o crédito para o setor privado tenderá a crescer, fazendo aumentar o investimento. Já o crescimento do consumo vai depender do desempenho da bolsa de valores saudita, cujo comportamento é difícil de prever, mas deve acompanhar a tendência de crescimento das bolsas do mundo todo", diz o relatório do banco Samba. "Sendo assim, esperamos um crescimento real do PIB de 4,4% para o ano que vem", conclui o estudo.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

