Da redação*
Dubai – O Burj Dubai, que está sendo construído pela Emaar Properties, dos Emirados Árabes Unidos, entrou recentemente para o seleto grupo dos edifícios com 100 ou mais andares, do qual fazem parte a Torre Sears (110 andares) em Chicago, o Hotel Ryugyong (105) na Coréia do Norte, o Empire State Building, em Nova York (102), o Taipei 101 (101), na China, e o John Hancock Centre (100) em Chicago. As informações são da agência de notícias MENAreport.
o Burj Dubai, que deverá ser a torre mais alta do mundo, tem hoje 347,3 metros de altura. Só existem 38 estruturas no mundo com 300 metros de altura ou mais. O edifício já ultrapassou três outras grandes estruturas da região – o Burj Al Arab (321 metros), o Emirates Towers Hotel (309 metros) e o Kingdom Centre, na Arábia Saudita (302 metros). Atualmente, só a Emirates Office Tower (355 metros) é mais alta que o Burj Dubai na região do Oriente Médio.
Até agora, 242 mil metros cúbicos de concreto reforçado e 46 mil toneladas de aço reforçado foram utilizados na construção do Burj Dubai. A quantidade de concreto reforçado necessária para construir o Burj Dubai equivale a uma calçada com 1.900 quilômetros de comprimento. Mais de 3 mil operários estão trabalhando na construção do edifício em Dubai.
O Burj Dubai faz parte do projeto Downtown Burj Dubai, avaliado em 73 bilhões de dirhams (US$ 19,8 bilhões), que vai incluir residências, espaços comerciais e áreas de recreação, além do Armani Hotel Dubai, um hotel de luxo que será construído pela Emaar em parceria com a companhia de alta-costura Giorgio Armani.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum