São Paulo – Neste mês, quando o poeta palestino Mahmud Darwich completaria 80 anos, a Editora Tabla está reunindo tradutores e pesquisadores da literatura e história árabe para marcar a data. A editora é especializada na tradução e publicação de obras do Oriente Médio e do Norte da África. O próximo encontro virtual ocorrerá nesta quarta-feira (24) e reunirá nomes como o escritor Milton Hatoum e os tradutores Safa Jubran e Michel Sleiman.
As rodas de conversa fazem parte de um evento maior, o “Celebrando Mahmud Darwich”. O autor nasceu na aldeia de Al-Birwe, na Galileia, Palestina, em 13 de março de 1941, e é considerado “o poeta nacional da Palestina”. De Darwich, a editora já publicou “Da Presença da Ausência”, com tradução de Marco Calil, e lançou neste mês “Onze Astros”, com tradução de Michel Sleiman. No segundo semestre será lançado, ainda, “Memória para o esquecimento”, com tradução de Safa Jubran.
A roda de conversa que acontece nesta semana vai abordar o contexto da produção literária e artística palestina e o desafio de traduzir essas obras para o público brasileiro. A mediação será do professor Geraldo Campos, doutor em Filosofia, diretor do Centro de Estudos Árabes e Islâmicos da Universidade Federal de Sergipe (CEAI-UFS) e professor na instituição de ensino.
Entre os convidados do bate-papo está o escritor Milton Hatoum, que também é professor e padrinho da Tabla e, de acordo com a editora, um leitor de Darwich. Também falará no evento Safa Jubran, professora doutora de língua árabe na Universidade de São Paulo (USP). Na Tabla, Jubran é tradutora de “Correio Noturno”, de Hoda Barakat.
Além deles, Michel Sleiman, poeta, editor, tradutor, e professor doutor de língua e literatura árabes na USP, também estará na roda de conversa virtual. Especializado na tradução poética, Michel é o tradutor também de “Poema dos árabes”, de Chânfara, lançado pela Tabla.
Já no dia 30 de março a Tabla promove uma live para falar sobre o recém-lançado “Onze Astros”, e conta com bate-papo entre o tradutor da obra e a editora Laura Di Pietro. O evento ocorre às 18h00 e não é preciso fazer inscrições para acompanhar nenhum deles.
O primeiro encontro virtual dedicado ao palestino (foto acima) aconteceu no último dia 17. O ‘Celebrando Mahmud Darwich|Roda de conversa: A Palestina de Darwich’ contou a presença de Salem Nasser, Arlene Clemesha e Murilo Meihy, com mediação de Felipe Benjamin.
Serviço
Roda de conversa: Escrevendo a Palestina – 80 anos de Darwich
24 de março às 17h00
Lançamento do livro “Onze Astros
30 de março, às 18h00
Os eventos acontecem no canal da Editora Tabla, no Youtube