Cairo – A empresa egípcia Samo Food Industries, proprietária da marca Abu Auf, decidiu aplicar sua experiência de sucesso no mercado local em outras nações árabes, abrindo filiais de varejo em países do Golfo como Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita. A companhia é especializada em café, chá, tâmaras e outros alimentos classificados como saudáveis.
O presidente do Conselho de Administração da empresa, Ahmed Abu Auf, anunciou que a inauguração da primeira filial fora do Egito ocorreu na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, neste domingo (01), véspera do Eid Al-Fitr, a festa de encerramento do período sagrado do Ramadã.
Segundo Ahmed, como primeira etapa da expansão aos países do Golfo, a empresa planeja abrir cinco filiais nos Emirados Árabes Unidos, das quais quatro em Dubai e uma em Sharjah, com investimentos estimados em US$ 2,5 milhões.
O executivo informou que em 2021 as vendas da empresa somaram mais de 1 bilhão de libras egípcias (US$ 54 milhões pela conversão atual) com o desenvolvimento de um plano ambicioso para aumentar o volume de negócios, começando com a ampliação da capacidade de produção e a introdução de novos produtos, entre eles os doces orientais com mel e tâmaras.
De acordo com Ahmed, a Abu Auf pretende elevar a produção de café para oito mil toneladas a partir do próximo ano, acima das seis mil toneladas que devem ser produzidas neste ano. Também será expandida a produção e adicionadas novas linhas de Maamoul com tâmaras, além de outros produtos. Nesse segmento, a produção estimada da companhia é de 300 toneladas por ano.
A empresa pretende ainda adquirir uma panificadora na zona industrial da cidade de Port Said, numa área de 10 mil metros quadrados. Segundo o executivo, no início deste ano foram inauguradas duas linhas de produção, com investimentos de 30 milhões de libras egípcias (US$ 1,6 milhão).
Abu Auf: 200 filiais no Egito
A Abu Auf tem cerca de 200 filiais no mercado egípcio espalhadas em 16 províncias. A empresa visa expansão nas províncias do sul do Egito e nas províncias turísticas para estar presente em todo o território egípcio.
A Abu Auf possui duas fábricas atualmente, a primeira na cidade de 10th of Ramadan, numa área de 25 mil metros quadrados, que recebeu investimento de 70 milhões de libras egípcias (US$ 3,7 milhões). A segunda fica em El Tagamoa El-Khames, numa área de 5 mil metros quadrados, com investimentos de 25 milhões de libras egípcias (US$ 1,3 milhão).
Ahmed afirma que o mercado foi bastante afetado pelas mudanças globais, pois o preço do café verde puro importado dobrou devido a vários motivos, entre eles a desvalorização da libra egípcia em relação ao dólar e a queda da produção do café do Brasil, considerado um dos mais importantes produtores na área. No entanto, a empresa conseguiu absorver grande parte do aumento dos custos de produção, e os preços aumentaram em apenas 15%. Esse aumento varia segundo o produto.
Novo momento
O executivo disse que a experiência de o Egito liberar o valor da venda da libra egípcia em 2016, o que levou a cotação do dólar de 8,80 libras egípcias para 16 libras egípcias, fez com que a empresa ganhasse experiência de como lidar com esse tipo de situação. O Egito passou por recente valorização do dólar, com a cotação subindo de 15,60 libras egípcias para 18,54 libras egípcias.
Ahmed conta que a empresa tomou muitas medidas de precaução desde outubro 2021 e aumentou o índice de estoque de dois meses para seis meses, o que aliviou a gravidade dos efeitos da atual crise sobre os negócios.
Exportação
O presidente do Conselho de Administração afirmou que as exportações são um dos principais pilares da empresa no ano atual. A companhia pretende atingir US$ 7 milhões em vendas internacionais neste ano em comparação com US$ 2,5 milhões no ano passado.
A Abu Auf exporta para os mercados dos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Líbano, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Estados Unidos e Canadá. Segundo Ahmed, a empresa está focada em aumentar o volume de seus negócios nesses mercados, além de exportar os seus novos produtos.
A companhia concluiu todos os procedimentos para uma oferta de ações na bolsa de valores, mas ela foi adiada para o terceiro ou quarto trimestre deste ano, em vez do segundo trimestre, em função das circunstâncias mundiais atuais, que afetaram fortemente os mercados emergentes.
Ele destacou que o aumento das taxas de juros nos Estados Unidos fez com que muitas empresas retirassem o dinheiro liquido dos mercados emergentes, dificultando a captação em bolsa.
Abu Auf
Fundada em 2010 no Cairo, a Abu Auf tornou-se um das marcas mais famosas do mercado egípcio comercializando produtos como café, nozes, manteigas de nozes, alimentos saudáveis e frutas secas. A empresa está comprometida em fornecer alimentos 100% orgânicos de fontes éticas e sustentáveis. “Nosso sucesso depende do fornecimento de matérias-primas de alta qualidade de todo o mundo”, disse Ahmed. A Abu Auf fornece mais de 400 produtos orgânicos no Egito e exterior.
*Traduzido do árabe por Ahmed El Nagari