Da redação*
Riad – O diretor-geral da Fundação Rei Faisal, Khaled Al-Faisal anunciou na terça-feira (16) em Riad os ganhadores do Prêmio Internacional Rei Faisal 2007 (KFIP). Os professores de língua árabe Mustafa A. Nasif e Muhammed A. Al-Omari, respectivamente do Egito e do Marrocos, receberam o prêmio na categoria Língua e Literatura Árabe.
Al-Omari e Nasif foram premiados por suas pesquisas sobre a retórica árabe moderna e suas origens. Os especialistas em câncer Fernand Labrie, do Canadá, e Patrick Craig Walsh, dos Estados Unidos, dividiram o prêmio na categoria Medicina. Labrie e Walsh foram contemplados por seu trabalho no tratamento do câncer de próstata.
O professor britânico James Fraser Stoddart, da Universidade da Califórnia, ficou com o prêmio na categoria Ciência, por seu trabalho pioneiro com nanociência no campo da química. O prêmio por Estudos Islâmicos foi para Roshdi Hifni Rashed, do Centro Nacional de Pesquisa Científica, em Paris, por suas traduções e ensaios sobre as contribuições científicas dos muçulmanos.
O presidente do Tatarstão, Mintimer Shaimev, recebeu o prêmio por Serviços Prestados ao Islã. Shaimev promoveu a cultura islâmica e reconstruiu mais de mil mesquitas no Tatarstão.
"Os ganhadores do Prêmio Internacional Rei Faisal já receberam muitos outros prêmios nacionais e internacionais por seu trabalho no passado", disse Al-Faisal. Em alguns casos, o KFIP precedeu outros prêmios internacionais, entre eles o Nobel, o que comprova o rigor e a imparcialidade do processo de seleção. No total, doze ganhadores do KFIP já receberam também o Prêmio Nobel.
Cada uma das cinco categorias do prêmio incluem um certificado em árabe resumindo a obra do premiado; uma medalha de ouro 24 quilates de 200 gramas; e um prêmio de 750 mil riais sauditas (US$ 200 mil). As informações são da agência de notícias Arab News.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum