Dubai – Empresas egípcias de alimentos fecharam vendas durante a participação na 28ª Gulfood, feira do setor que ocorreu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, na última semana. Pela primeira vez, os contratos foram assinados já durante os dias da exposição, de acordo com informações dadas à reportagem da ANBA pela CEO do Conselho de Exportação das Indústrias de Alimentos do Egito, May Khairy.
A executiva disse que o fato mais importante da participação egípcia na Gulfood foi o sucesso de muitas empresas expositoras, assinando esses contratos para o fornecimento produtos de forma imediata. De acordo com Khairy, muitas conseguiram, inclusive, contratos com novos clientes, com os quais tiveram contato pela primeira vez na feira. Ela destacou a presença desses novos importadores no espaço do Egito.
O pavilhão egípcio na Gulfood 2023 teve a exposição de empresas em seções especializadas, tais como laticínios, sucos e grãos. A CEO do conselho quer aumentar os espaços alocados às empresas egípcias nas próximas edições da feira, tendo em vista o amplo e crescente interesse demonstrado por várias empresas.
Alaa El-Wakeel, representante do conselho, disse que a Gulfood testemunhou uma quantidade de visitantes sem precedentes. Ele espera que isso contribua para aumentar as exportações do Egito. Ele percebeu que a visitação voltou mais forte do que era antes da pandemia de covid-19. Além disso, os países participantes da exposição foram diferentes que eram, com muitas empresas do Leste Asiático, Leste Europeu (Rússia) e África, segundo ele.
El-Wakeel percebe que a feira era anteriormente uma exposição regional que atendia o Golfo, posteriormente incluindo o Norte da África como um todo, incluindo Egito, e o Levante. Mais tarde, atraiu também outros países africanos e agora alcança o Leste Asiático e o Leste Europeu, transformando-a assim em uma exposição global. “As empresas egípcias testemunharam por si mesmas esse desenvolvimento, uma vez que receberam a visita de muitos clientes de diferentes países do mundo durante os dias da exposição”, afirmou.
Empresa de concentrados
O presidente do Conselho de Administração da Upper Egypt for Concentrates (Uefcon), Jamal Arif, fabricante dos produtos da marca Giardino, também percebeu uma grande visitação na Gulfood, até três vezes superior ao que foi no ano passado e maior do que antes da pandemia, e disse que isso superou todas as expectativas.
Ele ressaltou que os visitantes da exposição eram clientes antigos, que voltaram a se encontrar com as empresas fornecedoras, além de novos, originários de países que não participaram de edições passadas. “Nas edições anteriores da exposição, a maioria dos visitantes eram árabes e africanos, mas isso começou a mudar. Muitos outros países estão empenhados em estar presentes, o que confirma que a exposição é um evento global e não regional”.
Empresa de massas e concentrados
O diretor-geral do grupo Egyptian-Swiss Company, Ahmed El Sebai, que produz massas e concentrados, disse que a participação do público na feira superou as expectativas e que os visitantes da exposição participaram do evento com metas bastante específicas e buscaram realmente celebrar contratos durante a exposição.
A empresa de Sebai foi uma das que fechou contratos para exportação de massas e molhos na mostra de Dubai, o que ocorreu pela primeira vez em uma Gulfood. Segundo o empresário, o habitual é que o visitante inspecione as empresas participantes e apenas conheça os expositores durante a exposição. Somente após o fim da feira e o regresso ao país de origem é que os detalhes são negociados, diferentemente do que aconteceu neste ano.
Tradução do árabe de Georgette Merkhan