São Paulo – Dois especialistas egípcios em educação participam nas próximas segunda-feira (21) e terça-feira (22) de uma conferência internacional sobre o tema na cidade do Rio de Janeiro. Promovido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e o Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade, o “Seminário Internacional de Políticas de Ensino Superior nos Países em Desenvolvimento” reunirá de 140 a 150 pessoas, entre pesquisadores, acadêmicos e representantes de governos e do setor educacional do Brasil e do exterior.
O foco principal do seminário é um estudo comparativo sobre a educação superior nos países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O material foi transformado em livro e lançado neste ano na Holanda pela editora Springer. O seminário apresentará e discutirá os resultados do estudo, que aborda o desenvolvimento, as políticas e perspectivas do ensino superior nos BRICS e as implicações disto no mundo em desenvolvimento em geral. Também será mostrada a situação da educação superior em alguns países como o Egito.
Quem falará sobre o Egito será Mohsen Elmahdy Said. Ele participa com outros especialistas de um painel sobre o papel dos governos regionais e nacionais nas políticas e implementação da educação superior no dia 21, às 11 horas. Said é professor de Mecânica Aplicada do Departamento de Design e Produção da Universidade do Cairo e tem doutorado em Engenharia Mecânica pelo Colégio Imperial de Ciências e Tecnologia da Universidade de Londres. Said ocupou cargos nacionais e internacionais na área de educação e teve papel importante na reforma do ensino superior egípcio na última década.
“Os países têm situações parecidas”, afirma o membro titular da ABC e organizador do evento, Simon Schwartzman, citando algumas questões e problemas da educação superior, como a inclusão de grupos sociais, orçamento e qualidade. Por isso, além dos países apontados no estudo publicado pela Springer, também será mostrada a situação de outras nações.
Do Egito, além de Said, estará no encontro como participante Moushira Elgeziri. Ela trabalha com questões ligadas ao ensino superior no escritório da Fundação Ford no Cairo. A Fundação é patrocinadora do evento. Elgeziri atua na promoção de justiça social nas instituições de ensino superior no Oriente Médio e Norte da África, buscando oportunidades de aprendizado e envolvimento público para estudiosos, para que influenciem políticas sociais. Ela também faz pesquisas sobre educação, emprego das mulheres e ciências sociais no mundo árabe.
Além do Egito, o seminário terá participantes de países como África do Sul, Rússia, Canadá, Finlândia, China, Índia, México e Moçambique. O livro que é foco principal do encontro foi publicado em inglês com o título “Higher Education in the BRICS Countries – Investigating the Pact between Higher Education and Society” e editado por Simon Schwartzman, Rómulo Pinheiro, da Universidade de Agder, da Noruega, e Pundy Pillay, da Universidade de Witwatersrand, da África do Sul. Eles também são organizadores do seminário.
O ministro da Educação do Brasil, Renato Janine Ribeiro, deve participar da abertura do encontro, segundo informações divulgadas pela organização do evento.
Serviço:
Seminário Internacional de Políticas de Ensino Superior nos Países em Desenvolvimento
Nos dias 21 e 22 de setembro de 2015
Academia Brasileira de Ciências
Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar, Centro – Rio de Janeiro – RJ
Mais informações: fwolter@abc.org.br ou +55 (21) 3907-8128


