Marina Sarruf
São Paulo – Dois empresários do Egito estão no Brasil para promover o setor de turismo do país árabe. Eles participam pela segunda vez do Workshop CVC, feira de turismo promovida pela operadora de viagens CVC que começou ontem (15) e termina hoje (16) em São Paulo. "O número de brasileiros que viajam para o Egito está crescendo", afirmou o presidente da agência de viagens egípcia Watania Tours, Kamal Hussein.
De acordo com ele, um dos motivos é a desvalorização do dólar frente ao real. "O crescimento não se deve apenas pelo marketing das agências de viagens, mas porque a economia brasileira está melhorando", disse Hussein.
Essa é a mesma opinião do presidente da CVC, Guilherme Paulus, que acredita que com o dólar baixo, o ano de 2006 será um ano forte para o crescimento do turismo. "Este é um grande momento para vender turismo", afirmou.
No ano passado, a Watania Tours fez uma parceria com a CVC para promover pacotes para o Egito. "São pacotes que variam de uma semana a 15 dias", disse o vice-presidente da CVC, Valter Patriani. Os roteiros incluem as cidades do Cairo, Aswan, Luxor, Kom Ombo, Alexandria, Edfu e Sharm El Sheikh (praia no Mar Vermelho).
Hussein estima que o Egito recebe cerca de 8 mil turistas brasileiros por ano e que sua agência é responsável por levar entre 3 mil e 5 mil. No entanto, ele afirma que se comparado ao total de estrangeiros que visitam o país por ano o número é pouco.
"Recebemos 8 milhões de turistas no total. A maioria vem da França, Alemanha, Reino Unido e Itália", disse o diretor de marketing e vendas do hotel Sonesta St.George Luxor, Emad Raafat, que também participa do evento.
Segundo Hussein, a principal razão do baixo número de turistas brasileiros no Egito é a falta de um vôo direto e o preço alto das passagens. "Queremos arrumar uma solução para esse problema", disse. Apesar disso, o empresário afirma que a permanência dos brasileiros no país árabe também aumentou. "Há 20 anos os brasileiros ficavam apenas 3 dias no Egito, agora já ficam uma semana ou mais", disse Hussein.
Pacotes
De acordo com Patriani, os brasileiros que viajam para o Egito estão em busca de uma viagem exótica, querem ver as pirâmides e conhecer o Rio Nilo. A CVC oferece 6 tipos de pacotes para o país árabe. Um com destino apenas ao Cairo, onde os turistas visitam as pirâmides, os templos históricos e o porto do Nilo; outro que oferece a inclusão nesse pacote de mais cinco dias em Sharm El Sheik, que é um dos complexos turísticos mais modernos da península do Sinai, onde há locais de mergulho e praias com águas cristalinas.
Um terceiro pacote inclui viagem de trem e um cruzeiro, que parte de Aswan para Luxor, com duração de 8 dias; um outro que além do Egito inclui 3 dias de passeio em Amã, na Jordânia, de 12 dias; e mais outros dois roteiros: um chamado de O Melhor do Egito e o outro que inclui Egito e Grécia. Segundo Hussein, uma viagem de uma semana para o Egito fica em torno de US$ 1,5 mil. Os preços variam de acordo com o pacote escolhido.
CVC
A CVC Turismo opera no mercado brasileiro há 34 anos e informa que já trabalharam com 8,5 milhões de passageiros em viagens nacionais e internacionais até hoje. A companhia estima que o número vai chegar a 10 milhões até o final do ano. Este é o 12° Workshop que a operadora realiza, com 270 expositores. A aposta da operadora esse ano é na venda de pacotes antecipados. "Os agentes de viagens vão poder oferecer pacotes com um ano de antecedência", afirmou Patriani.
No ano passado, a CVC embarcou 1,2 milhão de passageiros, o que representa um aumento de 20% em relação a 2004. Em 2005, mais de 100 mil brasileiros fizeram viagens internacionais pela operadora.
De acordo com Paulus, o Brasil vive um grande momento na economia, por isso ele acredita no crescimento do turismo esse ano. "Apostamos num crescimento de 20% em nosso faturamento em relação ao ano passado", acrescentou Patriani. Os principais pacotes vendidos pela CVC são para os estados do nordeste brasileiro e Serra Gaúcha, já entre os internacionais estão Argentina, Chile e Estados unidos.
Serviço
Watania Tours
Telefone: +202 260-5212
Fax: +202 263-7914
Site: www.watania-tours.com
Sonesta St.George Hotel Luxor
Telefone: +202 418-3540 -45
Fax: +202 418-3548
Site: www.sonesta.com
CVC Turismo
Site: www.cvc.com.br

