São Paulo – A empresa egípcia Rice quer investir entre US$ 500 mil e US$ 1 milhão na produção de arroz no Rio Grande do Sul. Representantes da companhia estiveram esta semana no Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) para expor o projeto. A idéia é produzir no Brasil para abastecer tanto o mercado interno quanto os países árabes. As informações são do site do governo do estado.
Segundo o presidente da empresa, Mohamed El Helw, o investimento seria destinado para uma área experimental de até 200 hectares, com o objetivo de introduzir tecnologias egípcias. De acordo com o site, a meta é desenvolver uma espécie de arroz árabe-brasileiro. A produtividade média das lavouras egípcias é de 10 toneladas por hectare em uma área de 550 mil hectares.
Umas das preocupações egípcias é a crise mundial de alimentos, que levou o país árabe a suspender suas exportações de arroz até outubro deste ano. Os representantes da Rice também visitaram a Estação Experimental do Irga, em Cachoeirinha. Segundo as informações do governo do estado, o setor arrozeiro acredita que os egípcios podem produzir o grão em solo gaúcho para futuras exportações ao mundo árabe.
No Brasil, as exportações de arroz atingiram 95,5 mil toneladas em julho, novo recorde para o mês. No acumulado do ano, os embarques chegaram a 338 mil toneladas, o que representou um crescimento de 121% sobre igual período do ano passado.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), cerca de 81,3% dos carregamentos foram de arroz beneficiado. O Rio Grande do Sul representou 97% dos embarques através do Porto de Rio Grande. Benin, Guiné, Chile, Itália e Panamá foram os principais destinos.
A safra de arroz no Brasil teve um crescimento de 7% na temporada 2007/2008 e deve atingir 12,1 milhões de toneladas. Apesar disso, o país também importa o grão. As importações em julho atingiram 32,1 mil toneladas e o setor está próximo de equilibrar a balança comercial. No acumulado do ano, o Brasil importou 363,1 mil toneladas, frente as 338 mil toneladas exportadas.

