Da redação
São Paulo – O egiptólogo Wallace Gomes faz hoje (29) à noite, às 20h30, uma palestra sobre o calendário egípcio, considerado o primeiro da humanidade, na casa de chá egípcia Khan el Khalili, em São Paulo. Inventado no ano 2769 antes de Cristo, o calendário guarda suas semelhanças com o utilizado hoje em quase todo o mundo (o gregoriano).
O calendário egípcio também era composto por 365 dias e dividido em 12 meses. A diferença é que cada mês tinha exatos 30 dias – os cinco dias restantes eram destinados às comemorações do aniversário dos deuses Osíris, Horus, Ísis, Neftis e Set. Outra diferença é que o ano começava no dia 16 de julho, data que marcava o início da enchente anual do rio Nilo.
Durante a apresentação, Wallace Gomes falará também sobre as festas e ritos de passagem de um ano para o outro, fazendo um paralelo com as tradições atuais. O evento é gratuito e faz parte da comemoração dos 25 anos da casa de chá. Ao longo do ano, Gomes realizou outras palestras sobre o Egito, com temas que variaram da maldição dos faraós ao simbolismo das pedras e dos metais preciosos no Egito Antigo. A de hoje é a última do ano.
Serviço
"As Cerimônias do Ano Novo no Egito Antigo"
Khan el Khalili
Rua Dr. José de Queirós Aranha, 320, Vila Mariana
Tel.: +55 (11) 5575-6647/5571-3209
www.khanelkhalili.com.br

