Cairo – O primeiro-ministro do Egito, Mostafa Madbouly, anunciou a intenção do Estado de oferecer ações de cerca de 32 empresas ao longo de um ano inteiro, a partir do atual trimestre de 2023, até o final do primeiro trimestre de 2024, desde que a oferta seja pública, através da Bolsa de Valores do Egito, através de investidores estratégicos, ou ambos.
Madbouly revelou que as empresas que serão objeto da oferta pública abrangem 18 setores e atividades econômicas, incluindo o Banco do Cairo, Banco Unido, Banco Internacional Africano Árabe, bem como Misr Technology Services (MTS), El Nasr Housing and Development, Al Maadi for Development and Construction, El Mostakbal for Urban Development e Misr Concrete Development Company.
Ele acrescentou que a lista de empresas inclui Helwan Fertilizers Company, National Petroleum Company, Egyptian Propylene and Polypropylene Company (EPP), El Nasr Mining, Egyptian Company for the Production of Ethylene and its Derivatives (ETHYDCO), Egyptian Drilling Company, Egyptian Linear Alkyl Benzene Co. (ELAB) e Sinai Manganese Company.
Também serão oferecidas ações de empresas egípcias de ferro-liga, além da Canal Company for Mooring and Lights, Port Said Container & Cargo Handling Co., Damietta Container & Cargo Handling Co., Al Salihiya Investment and Development Co., hotéis de propriedade do Ministério do Departamento de Empresas Públicas, Misr Life Insurance, Misr Insurance, Parque Eólico de Jabal Al-Zait, Parque Eólico de Zafarana, Beni Suef Power Plant, Safi Water Bottling Co., Chemical Industries Development (CID), Paints and Chemical Industries Company (Pakin), Alamal Alsharif Plastics e Misr Pharmaceuticals Company.
Por sua vez, o presidente da EGX, Rami El Dokani, saudou o anúncio pelo governo da lista de empresas estatais das quais o Estado pretende expandir sua base de acionistas, de acordo com o programa de ofertas públicas do governo para o próximo período. A EGX é a bolsa de valores egípcia.
Ele explicou, em pronunciamento exclusivo para a Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA), que o cronograma para essas ofertas públicas está sujeito à supervisão do governo egípcio e do comitê ministerial responsável pelo programa de ofertas.
Enfatizou que a Bolsa de Valores do Egito é capaz de acomodar todos os tamanhos de ofertas. Dokani informou que essas ofertas levam à expansão da base de investidores institucionais e individuais, além de conduzir ao aumento da eficiência no mercado e da sua capacidade de fornecer novos produtos e garantias financeiras, atendendo dessa maneira a todos os tipos de investidores.
Tradução do árabe de Georgette Merkhan