Cairo – O governo do Egito anunciou iniciativa para incentivar os investimentos em projetos relacionados ao clima como parte da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), que ocorrerá na cidade egípcia de Sharm El-Sheikh em novembro. Oportunidades em projetos de investimentos voltados ao clima ao redor do mundo serão apresentados a investidores, organizações financeiras, bancos de desenvolvimento e autoridades em cinco grandes fóruns antes da COP27.
O primeiro fórum será realizado de 2 a 4 de agosto em Adis Abeba, na Etiópia. O segundo acontecerá em Bangkok, na Tailândia, no dia 25 de agosto. O terceiro fórum será realizado na cidade de Santiago, no Chile, de 1 a 2 de setembro, enquanto Beirute, no Líbano, receberá o quarto fórum, em 15 de setembro. A ação terminará com a realização do quinto fórum, em Genebra, na Suíça, no dia 20 de setembro.
As cidades escolhidas são sedes atuais dos comitês econômicos das Nações Unidas para suas regiões e em cada encontro serão discutidos os projetos de investimentos destas áreas e países. Os resultados das reuniões serão apresentados na Conferência do Clima de Sharm El-Sheikh.
Investimentos sustentáveis
O líder de Assuntos Climáticos da Presidência do Egito e da COP27, Mahmoud Mohieldin, disse que a iniciativa visa discutir as oportunidades de investimento nos setores de alimentos, água, além de desenvolver sistemas de irrigação, aumentar a produtividade agrícola, energia nova e renovável, e a infraestrutura relacionada. Também serão abordados transformação digital na gestão e como operar esses setores, que por sua vez devem ajudar na implementação efetiva dos projetos climáticos, atingindo as metas propostas e oferecendo oportunidades de trabalho nas cinco regiões e seus países.
Adis Abeba
O fórum em Adis Abeba ocorrerá sob o título “O Caminho para a COP 27: O Fórum Regional Africano das Iniciativas Climáticas, Financiamento da Ação Climática e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” e terá participação oficial egípcia de alto nível. O evento terá uma série de sessões para discussão de temas como as ferramentas para elevar o nível de investimento para a adaptação às mudanças climáticas, a redução dos riscos decorrentes dos desastres naturais, a redução das perdas e danos oriundos das mudanças climáticas, a implementação da economia verde na África, entre outros.
As atividades do fórum incluirão a realização de seis mesas redondas ao longo de três dias. O evento visa mobilizar financiamento e garantir o fluxo de investimentos para construir um ecossistema na África que seja forte para enfrentar às alterações climáticas, encontrando soluções climáticas e econômicas amigas ao meio ambiente que contribuam para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável, incentivar o mercado de créditos de carbono africano, entre outros objetivos.
*Traduzido do árabe por Ahmed El Nagari