São Paulo – A Comissão de Valores Mobiliários do Egito (EFSA) autorizou a France Telecom, através de sua subsidiária Orange Participations, a adquirir a parte do capital da operadora de telefonia celular egípcia ECMS, que opera sob a marca Mobinil, pertencentes à Orascom Telecom, segundo informações da agência de notícias MENA, do governo egípcio.
A Orange vai adquirir cada ação por 245 libras egípcias (US$ 44,68), segundo nota publicada pela empresa francesa. O ágio por ação será de 18,9% na comparação com o fechamento do mercado no dia 10 de dezembro e de 17,7% na comparação com o preço médio das ações nos últimos seis meses.
A Mobinil, maior operadora de telefonia celular do mundo árabe, estava no centro de uma disputa entre a France Telecom e a Orascom, o que levou as duas empresas aos tribunais de arbitragem internacionais.
Em março, foi declarado que a Orascom deveria transferir à France Telecom sua participação de 28,75% na Mobinil, dando à empresa francesa todo o capital da empresa. Desde então a France Telecom chegou a fazer três ofertas pelo capital da companhia, mas todas foram negadas pelo órgão regulador egípcio.
France Telecom
A France Telecom, uma das principais operadoras de telefonia do mundo faturou US$ 53,5 bilhões de euros em 2008 (e 38,1 bilhões nos primeiros nove meses de 2009). No dia 30 de setembro de 2009, a empresa totalizava cerca de 190 milhões de clientes em 32 países.
A Orange, sua operadora de internet, televisão e telefonia móvel em mercados internacionais, tinha 128,8 milhões de clientes de telefonia móvel e 13,4 milhões de clientes de internet de banda larga ao final de setembro deste ano. A Orange é a terceira maior operadora de telefonia celular na Europa e a segunda maior provedora de serviços de internet de banda larga.
*Tradução de Mark Ament

