São Paulo – O Egito comemorou na terça-feira (23) o 72º aniversário da sua Data Nacional e os 100 anos de relações diplomáticas com o Brasil em uma recepção na Embaixada do Egito em Brasília. A embaixadora Mai Taha Khalil recebeu membros do governo, diplomatas, jornalistas, egípcios e amigos. O vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Mohamad Mourad, participou.
Em material divulgado, a embaixada destacou as similaridades de Brasil e Egito, ambos com paixão notável pelas artes e pela música, valorização da história e o patrimônio histórico e contribuição para a modernização o desenvolvimento e riqueza das artes em esferas regionais. Os dois país também desempenham liderança em suas regiões na defesa da paz, segurança e prosperidade econômica e dos interesses dos países em desenvolvimento e das nações do sul global, segundo a embaixada.
Entre outros exemplos, a embaixada afirma que a posição dos dois países endossa o multiculturalismo, o direito internacional e as regras baseadas nas Nações Unidas e que Brasil e Egito se empenham em defender a paz e a segurança e desempenhar papéis ativos na resolução de conflitos. A embaixada destaca ainda a importância das posições como de Brasil e Egito no atual momento internacional, com numerosas crises internacionais atingindo simultaneamente diferentes frentes.
O Egito, segundo a embaixada, acrescenta a sua voz ao Brasil por uma reforma imediata e substancial da governança global e condena veementemente as atrocidades em curso cometidas contra a população palestina em Gaza. A embaixada afirma que o Egito também saúda e endossa os esforços do Brasil para alcançar uma solução pacífica para os conflitos internacionais em curso, as guerras em Gaza e na Ucrânia.
Egito no G20
Em um momento em que comemora relações diplomáticas, a embaixada destaca a gratidão do seu país à presidência brasileira no G20, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a todo o governo brasileiro pelo convite para participar em todas as atividades relacionadas do G20 neste ano e os esforços incansáveis nesta esfera. A embaixada afirma que o Egito endossa plenamente as prioridades da presidência brasileira este ano no G20 e a importância do apelo à criação de uma aliança global para combater a pobreza.
A embaixada frisa os últimos fatos da relação Brasil-Egito, como a visita do presidente Lula ao Cairo em fevereiro e o avanço do comércio para novas áreas, capitalizando a cooperação entre o Egito e o Mercosul (o Egito tem acordo de livre comércio com o bloco), mas afirma que as relações econômicas estão ainda abaixo das expectativas e potencial, ressaltando que é preciso melhorar a cooperação econômica, indo além do comércio de bens e aumentando investimentos, cooperação técnica diversificada e transferência de tecnologia. Segundo a embaixada, a cooperação militar Brasil – Egito também deu passos significativos.
Voo direto
A embaixada informa ainda que foi concluído acordo para lançar voo regular direto entre Cairo e São Paulo e que os preparativos logísticos finais para tal estão com as autoridades da aviação civil de ambos os lados a fim de lançar esta rota até ao final deste ano. A embaixada acredita que a rota será uma mudança positiva das relações bilaterais, não só no turismo na cultura, mas também em todos os outros aspectos econômicos, incluindo o comércio, a indústria e o investimento mútuo, e afirma que, para coincidir com o aguardado voo, está sendo planejada para o ano uma série de eventos culturais e artísticos nas principais cidades brasileiras com o objetivo de aproximar a cultura e a história egípcias do povo brasileiro.
Leia também:
Turismo no Egito cresce 4,7% no primeiro semestre
Exportações do Egito crescem 9,8%