Randa Achmawi
Cairo- O Egito e a África do Sul estão elaborando um acordo para consolidar e intensificar a cooperação na área econômica e incentivar investimentos conjuntos. A notícia foi publicada no jornal Al Ahram nesta sexta-feira (28). Segundo o ministro egípcio do Comércio e da Indústria, Rasheed Ahmed Rasheed, os dois países pretendem iniciar uma nova fase em suas relações econômicas com um aumento do intercâmbio comercial e a promoção do turismo. O acordo prevê a formação de um conselho conjunto de empresários e o estabelecimento de um programa de cooperação no setor bancário.
A parceria também vai incentivar o intercâmbio na área de tecnologia da informação. Dois centros dedicados à transferência de tecnologia deverão ser criados no Cairo e em Johanesburgo nos próximos meses e estes se encarregarão da troca de conhecimentos no setor de ciência e tecnologia e na área da informação.
Segundo informações fornecidas pelo ministro egípcio após o seu encontro, ontem (27), com vice-presidente da África do Sul, Phumzile Gloria Mlamo-Ngouke, o acordo também prevê a elaboração de programas específicos para dar apoio ao comércio bilateral e promover investimentos. Os investimentos egípcios na África do Sul, aliás, já estão sendo anunciados. "Uma grande companhia egípcia da área de cimento investirá US$ 450 milhões na África do Sul", disse Rachid.
O reforço da cooperação econômica entre os dois países ocorrerá também através da criação, em cada uma das capitais, de escritórios comerciais que deverão dar o apoio necessário aos empresários interessados no comércio entre as duas nações. "A promoção de feiras de exibição para os produtos dos dois países, é, por exemplo, uma das idéias que estamos lançando para intensificar nosso comércio", disse Rachid.

