São Paulo – Os investimentos entre países africanos representam apenas 13% do total que o continente recebe em investimentos estrangeiros diretos. A informação foi publicada na agência de notícias africana Panapress, tendo como base um estudo da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad).
De acordo com o relatório, África do Sul, Nigéria, Marrocos e Egito são os países do continente que mais investem na própria África. Os sul-africanos investem da África Austral à Ocidental, e África Central. A Nigéria concentra-se em nações vizinhas e o Egito e o Marrocos investem principalmente no Norte da África, onde estão os países árabes.
As Nações Unidas e a União Africana lançaram, na última semana, em parceria com a Microsoft, um instrumento digital para estimular os investimentos no continente. Será uma plataforma de acompanhamento de investimentos, na internet, com informações sobre a África para que investidores possam tomar as suas decisões.
A plataforma vai fornecer dados e informações sobre os investidores locais e estrangeiros, as suas motivações, ações, percepções, intenções e o impacto dos seus projetos. As informações para a plataforma serão recolhidas através de estudos semestrais junto a investidores, em mais de 20 países africanos. A primeira pesquisa começará a ser feita no dia 23 de julho no Quênia e no Senegal.

