Silwan Abbassi*
Brasília – O ministro do Comércio e Indústria do Egito, Rachid Mohamed Rachid, anunciou a assinatura de um acordo com a União Européia (UE) para liberalização do comércio de bens agrícolas a partir de 2008. De acordo com o ministro, o acordo deverá aumentar as exportações agrícolas para os países da UE, principalmente devido ao plano do governo egípcio de incentivar o investimento em agricultura no país. As informações foram publicadas pelo jornal egípcio Al Ahram.
O ministro Rachid disse que foi acordada também a liberalização do comércio de serviços entre Egito e UE. As negociações ocorreram durante a 6ª Conferência EuroMed de Ministros do Comércio, que terminou no domingo (21) em Lisboa, Portugal.
Durante a conferência, foram discutidas a criação de uma área de livre comércio euro-mediterrânea até 2010, a liberalização do comércio de serviços e bens agrícolas e a padronização das leis de mercado entre os países do Norte e do Sul do Mediterrâneo, para possibilitar a implementação de projetos em regime de parceria, principalmente no setor manufatureiro.
O ministro egípcio criou um grupo de trabalho, formado por funcionários do alto escalão do governo, destinado a fomentar o comércio entre os países da UE e do Mediterrâneo e a descobrir novas maneiras de incentivar a cooperação entre os dois blocos nos setores de comércio, integração industrial e investimentos.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

