Da redação
São Paulo – O Egito e Israel assinaram o primeiro acordo de parceria estratégica comercial e industrial desde o tratado de paz entre os dois países em 1979, segundo informações divulgadas pelo site árabe de notícias Albawaba.com.
Com o acordo, assinado em conjunto com os Estados Unidos, será estabelecida uma zona industrial comum aos dois países no Egito. Produtos do Egito poderão ser exportados para os EUA, sem tarifas de importação, desde que contenham materiais ou investimentos de Israel.
O ministro egípcio de Indústria e Comércio Exterior, Mohammed Rashid, e o vice-primeiro ministro de Israel Ehud Olmert, assinaram o acordo na presença do primeiro ministro do Egito, Ahmed Nazif e do representante comercial norte-americano Robert Zoellick, que esteve com o presidente egípcio Hosni Mubarak antes do ato.
Segundo o que foi estabelecido no acordo, Israel, Egito e os EUA irão cooperar na indústria têxtil egípcia e comercializar os produtos no mercado norte-americano sob a condição de que o produto final tenha 11,7% de componentes israelenses e 35% de componentes egípcios.
Desde 1999, os Estados Unidos já designaram 13 zonas industriais similares na Jordânia, que hoje são os mais fortes geradores de emprego no país. Estima-se que mais de 35 mil empregos já foram criados a partir disso. As exportações da Jordânia para os EUA aumentaram de US$ 31 milhões em 1999 para US$ 674 milhões em 2003. O Egito espera ter os mesmos benefícios.

