Cairo – O governo do Egito pretende expandir o cultivo de oleaginosas, tais como milho e soja, e estimular o desenvolvimento da indústria de óleos vegetais no país. O primeiro-ministro Mostafa Madbouly realizou reuniões ao longo de dois dias com autoridades do Ministério da Agricultura e Recuperação de Terras e Ministério do Abastecimento sobre o assunto. O objetivo é proteger o mercado egípcio das flutuações e dos altos preços do óleo e dos insumos para a produção de ração.
O primeiro-ministro egípcio salientou o interesse do governo na formalização de contratos de safra para as culturas estratégicas, como é o caso das oleaginosas, em um esforço para assegurar o atendimento à demanda no país. O ministro da Agricultura e Recuperação de Terras do Egito, Mohamed Sayed El-Quseir, disse que esse sistema já é aplicado em três culturas, que são trigo, cana-de-açúcar e beterraba, e também já foi iniciada alguma produção com contratos para milho e soja.
O cultivo contratado é quando o governo anuncia uma garantia de preço para culturas estratégicas antes do plantio. Em caso de queda de preços nos mercados local ou internacional, o governo arca com a diferença para apoiar e incentivar os agricultores na expansão e retorno financeiro com o cultivo.
El-Quseir sugeriu que a Autoridade para Abastecimento de Commodities, entidade afiliada ao Ministério do Abastecimento, anuncie uma garantia de preço para o milho, como é feito com o trigo. Há um entendimento, no entanto, que é necessária a criação de uma entidade para lidar com tudo que é relacionado aos contratos de safra ou à importação das commodities, a fim de estabelecer o equilíbrio necessário nos mercados e fornecer uma variedade de commodities a preços razoáveis.
O primeiro-ministro orientou que seja feito o anúncio de uma garantia de preço para as culturas de milho e soja, desde que o preço das commodities na bolsa de mercadorias local seja levado em consideração no momento do abastecimento. Madbouly explicou que estão em curso trabalhos para a constituição de uma entidade que forneça ao mercado uma porcentagem de ração a preços razoáveis.
O ministro da Agricultura disse que existe no país o foco no cultivo de algodão, soja e girassol para possibilitar o fornecimento de uma variedade de óleos. As três culturas são oleaginosas. O primeiro-ministro ressaltou que o objetivo do Estado nesta fase é estimular o crescimento da indústria de óleos vegetais no Egito, enquanto expande o cultivo de oleaginosas. O plano que visa avançar fortemente na garantia de fornecimento de produtos aos cidadãos e viabiliza o desenvolvimento da indústria no Egito.
Tradução do árabe de Georgette Merkhan