São Paulo – O Egito fez uma nova descoberta de petróleo na área de Abu Rudeis-Sidri, no Sinai do Sul, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (4) pelo site do jornal egípcio Al Ahram. A descoberta foi realizada pela empresa Belayim Petroleum Company (Petrobel) e anunciada pelo ministro do Petróleo, Tarek El-Molla (foto acima).
Segundo relatório recebido pelo Ministério do Petróleo do Egito do presidente da Petrobel, Atef Hassan, a companhia planeja elaborar um plano de desenvolvimento ampliado para a área, incluindo a perfuração de dez poços, com possibilidade de produção de quase três mil barris por dia.
A companhia está estudando meios de maximizar a produção através da aplicação da tecnologia de fraturamento hidráulico, método que permite extrair por estimulação hidráulica combustíveis líquidos e gasosos encerrados em substratos rochosos. O relatório diz que a descoberta representa um desafio para a Petrobel.
O Egito tem produção local de petróleo, mas é um importador do produto em função do grande consumo local, impulsionado pela população de cerca de 100 milhões de habitantes. Em 2017, o país árabe consumiu 800 mil barris de petróleo por dia frente a uma produção de 650 mil barris diários. Dados da Central Intelligence Agency (CIA) informam que o país tem 4,4 bilhões de barris em reservas de petróleo.