Da redação
São Paulo – O Egito conquistou ontem (26), em Atenas, sua primeira medalha de ouro em Olimpíadas desde os jogos de Londres em 1948, quando o halterofilista Ibrahim Hassanein Shams ficou com o título do levantamento de peso.
Em Atenas, o lutador Karam Ibrahim derrotou Ramaz Nozadze, da Geórgia, na final da luta greco-romana, categoria até 96 quilos. Nozadze ficou com a prata e Mehmet Ozal, da Turquia, com o bronze. A última vez que o Egito ganhou uma medalha de ouro nessa modalidade foi em 1928, nas Olimpíadas de Amsterdam.
“O Egito não ganha uma medalha de ouro na luta greco-romana desde 1928. É muito bom ouvir o hino nacional depois de tanto tempo”, disse Karam Ibrahim após a luta de ontem. “Estou muito feliz de ter ganhado a primeira medalha de ouro para o Egito em Atenas. Eu a dedico ao meu país, à minha família e a todos os países árabes. Eu batalhei muito e agora estou aqui, como campeão olímpico”, acrescentou.
A vitória de Karam Ibrahim garantiu ao Egito sua terceira medalha em Atenas, todas em modalidades de lutas. Tamer Bayoumi conquistou ontem o bronze no taekwondo, categoria para homens de até 58 quilos, e Mohamed Elsayed ganhou também uma medalha de bronze no boxe, categoria peso pesado.
A última medalha do Egito, uma de prata, havia sido conquistada nos jogos de Los Angeles, em 1984, pelo judoca Mohamed Rashwan.

