Da redação
São Paulo – Egito, Jordânia, Marrocos e Tunísia assinaram ontem o Acordo de Aghadir, mais um passo para a futura criação de uma área de livre comércio regional. A informação foi publicada na edição de hoje (2) do jornal árabe Khaleej Times.
O primeiro acordo que deu início às negociações comerciais entre os quatro países foi assinado em maio de 2001. O acerto vai criar um mercado integrado de 100 milhões de pessoas.
A decisão de ontem foi comemorada também na União Européia, que aposta na integração comercial com a região. "O Acordo de Aghadir dá novo fôlego ao objetivo de se atingir uma área de livre comércio euro-mediterrânea até 2010, iniciada com a Declaração de Barcelona em 1995", disse a Comissão Européia em nota.
Em declaração publicada no jornal Jordan Times, o comissário europeu de Relações Exteriores, Chris Patten, afirmou que o acordo irá melhorar a integração regional do Mediterrâneo e também "impulsionar investimentos privados". "Incentivo outros parceiros euro-mediterrâneos a se unirem a esse tratado", disse.
A Comissão Européia tem sido um dos principais defensores políticos da área de livre comércio entre Egito, Jordânia, Marrocos e Tunísia, desde que a Declaração de Aghadir foi assinada em maio de 2001. No ano passado, o órgão da UE criou inclusive um programa financeiro de apoio ao projeto, no valor de 4 milhões de euros.

