Kuwait News Agency*
Cairo – O ministro do Petróleo e Recursos Minerais do Egito, Sameh Fahmi, disse hoje (16), durante a segunda Feira Árabe do Petróleo na capital egípcia, sobre a cooperação entre o seu país e o Kuwait, especificamente no setor de exploração e refino de petróleo.
Segundo o ministro, o Kuwait fez uma série de contribuições importantes em projetos industriais no Egito, como por exemplo as refinarias petroquímica e petrolífera na cidade de Port Said. O Kuwait enviou o seu primeiro lote de petróleo bruto para o Egito, de 1 milhão de barris, em agosto do ano passado para ser refinado.
Segundo Fahmi, cerca de 50 empresas petrolíferas estrangeiras estão atuando no país na exploração e extração de petróleo. De acordo com ele, as operações estão concentradas no Mar Mediterrâneo, no Deserto do Oeste, no Canal de Suez e, mais recentemente, no interior do país.
Fahmi disse que as reservas de petróleo confirmadas no Egito são de cerca de 3,6 bilhões de barris, e as reservas de gás natural são de cerca de 1,9 trilhões de metros cúbicos. Já as reservas não confirmadas variam entre 566,3 bilhões e 2,8 trilhões de metros cúbicos de gás. Fahmi disse que o país precisa de investimentos de US$ 10 bilhões para os projetos de extração nos próximos cinco anos.
*Tradução de Silvia Lindsey

