Cairo – O Egito deu início nesta terça-feira (06) às atividades de 2ª Conferência e Exposição Médica da África (Africa Health ExCon), no Cairo, para fomentar negócios no setor de saúde. A mostra ocorre entre 06 e 09 de junho com a chancela do presidente egípcio Abdel Fattah Al-Sisi (foto acima), que abriu o evento.
Cerca de 90 países participam, além de mais de 1.200 palestrantes e especialistas egípcios e internacionais. Serão realizadas 316 sessões de discussão e 36 workshops, abordando temas variados, entre eles a cooperação entre Egito e África para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde, o crescimento da capacidade da África na fabricação de vacinas e tratamentos e as recentes tecnologias médicas para promoção da saúde das mulheres no continente.
A exposição e conferência são consideradas a porta de entrada para a inovação e o comércio na África e no Egito, sendo um encontro anual entre empresas internacionais atuantes na área médica em todo o continente.
O presidente Al-Sisi disse que o Egito será declarado livre do vírus da hepatite C, de acordo com os padrões da Organização Mundial da Saúde, em poucos dias ou semanas. Ele incentivou o país a compartilhar suas experiências adquiridas com os demais países africanos e desempenhar um papel positivo nessa área.
Na sessão de abertura da exposição, o presidente egípcio falou que, por meio de cooperação e coordenação, é possível melhorar as modestas capacidades atuais, destacando a importância das iniciativas dos países com o objetivo de preservar a saúde dos cidadãos. O Egito busca lidar com o grande crescimento da população e com a escassez de hospitais por meio do lançamento de iniciativas de saúde para o cuidado dos cidadãos.
A Africa Health ExCon reúne representantes do setor de saúde para que explorem os negócios de diferentes áreas, como suprimentos médicos, equipamentos médicos, produtos farmacêuticos, consumo de laboratório e produtos químicos, equipamentos e suprimentos odontológicos, produtos para cuidados com a pele, nutrição e vitaminas, prestadores de serviços no setor de cuidados com a saúde, farmácias, indústrias de alimentos e de embalagens.
Tradução do árabe de Georgette Merkhan